Alexandre de Moraes afirma que não houve aumento de abstenção no Nordeste

Por Nicole Angel, de Brasília

Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, afirmou na noite de domingo (30), que não houve aumento de abstenções nos estados do Nordeste. De acordo com o ministro, as operações realizadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) não interferiram no resultado no pleito, onde Lula foi eleito presidente (lembre aqui).
"Mesmo aqueles veículos que foram parados por operações não voltaram ao destino. A abstenção no primeiro turno foi de 19,53% e agora no segundo turno foi 19,29%. Nos três estados onde ocorreram denúncias de atuações da Polícia Rodoviária Federal, também houve uma diminuição da abstenção", disse o magistrado.
A fala de Moraes aconteceu durante coletiva de imprensa no TSE, onde proclamou os resultados das eleições nacionais e estaduais. ""Encerramos esse impotantíssimo momento, as eleições de 2022, com o maior número de votos em candidatos da história brasileira. Percentualmente e em termos absolutos", afirmou o presidente do TSE.
Durante pronunciamento esteve ao lado de Moraes a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, os ministros do STF Gilmar Mendes, Augusto Aras, Ricardo Lewandowski, Luis Roberto Barroso, Carmen Lúcia, Luiz Fux, Dias Toffoli e o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Aliado do presidente da República, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), não participou da coletiva. Entretanto, foi a primeira autoridade a parabenizar Lula pela vitória no segundo turno das eleições (lembre aqui).
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: