Médica de Ilhéus conquista vaga única em residência de Pneumologia Pediátrica pela UFBA

 

A médica Gabriella Agrizzi Milanesi (Foto Savio Lawinscky)

Gabriella Agrizzi Milanesi, nascida no Espírito Santo e criada em Ilhéus desde a infância, foi aprovada para a única vaga no prestigiado programa de subespecialização em Pneumologia Pediátrica do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES/UFBA), por meio do Exame Nacional de Residência (ENARE) 2025. O início desta nova fase profissional está previsto para março de 2026, reafirmando o seu compromisso com a excelência no cuidado à saúde infantil.
Formada em Medicina em 2022 pela UNESC – Centro Universitário do Espírito Santo, Gabriella cursou parte do ensino fundamental e o ensino médio no Colégio Vitória, em Ilhéus, onde seus pais, Almir e Sandra Milanesi, estabeleceram-se para fundar a Faculdade de Ilhéus, sendo eles os diretores da instituição.
Em 2023, ela iniciou a residência em Pediatria Geral no Hospital Manoel Novaes, referência em atendimento pediátrico especializado no sul da Bahia, integrando o programa pelo Sistema Único de Saúde (SUS-BA), e concluiu a formação neste mês de fevereiro. A residência foi coordenada pela médica Fabiane Irla Machado Ferreira D’Errico Chavez.
Ao receber o certificado pela Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Gabriella expressou o desejo de retornar à região e atuar no Hospital Manoel Novaes. “Foi uma etapa fundamental na minha trajetória profissional, onde pude aplicar meus conhecimentos e trocar experiências com profissionais experientes. Passei a compreender melhor a realidade dos pacientes do SUS e a rotina de um hospital com a complexidade do Manoel Novaes”.
Gabriella Agrizzi Milanesi entre os pais Sandra Agrizzi Milanesi e Almir Milanesi

A vaga para a subespecialização em Pneumologia Pediátrica foi conquistada através do ENARE 2025/2026, processo seletivo nacional realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e pelo Ministério da Educação, que oferece vagas altamente disputadas em programas credenciados de residência médica. Apenas candidatos que concluíram residência em área pré-requisito puderam participar, conforme as normas da Comissão Nacional de Residência Médica.
“Com o programa R4, pretendo aprimorar ainda mais minha capacitação no cuidado integral à criança, agora com foco na Pneumologia Pediátrica, buscando maior segurança e assertividade nas condutas clínicas, além de atuar de forma ativa na promoção da saúde e na prevenção de agravos respiratórios em nossa região”, destaca Gabriella.
Essa conquista torna-se ainda mais significativa diante da notável escassez de especialistas em Pneumologia Pediátrica na região, fator que compromete diretamente a qualidade do atendimento às crianças com problemas respiratórios, o que dificulta o acesso a diagnósticos precisos e tratamentos eficazes.
Ao assegurar o seu retorno ao sul da Bahia após a residência em Salvador, Gabriella não só reforçará os serviços de saúde infantil locais, como também se tornará agente de transformação, estimulando a formação de novos especialistas e impulsionando o desenvolvimento da medicina pediátrica na comunidade. O seu exemplo contribuirá para elevar os padrões de cuidado, ampliar as oportunidades de atualização profissional e promover o bem-estar das famílias que dependem de uma assistência qualificada.
Além disso, sua conquista evidencia a excelência da formação médica oferecida na região, ressaltando a importância de Itabuna, Ilhéus e do sul da Bahia na preparação de profissionais de destaque no cenário nacional. Na capital do estado, Gabriella se reunirá com o irmão, Felippe Milanesi, médico graduado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), atualmente na fase final da residência em Neurologia Clínica, também no Hospital Universitário Professor Edgard Santos.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta:


Adicione este site à tela inicial para acessá-lo mais rápido!