Biofábrica da Bahia na rota das novas variedades de abacaxis, em parceria com a Embrapa

Foram lançadas na última semana, em Aparecida de Minas, no município de Frutal (MG), duas novas variedades de abacaxi, o BRS Sol Bahia e o BRS Diamante, que apresentam alto potencial produtivo, frutos mais firmes, excelente sabor e maior resistência à fusariose, a doença mais severa que afeta a cultura. O Instituto Biofábrica da Bahia, representado pelo Diretor-Presidente Valdemir José, foi uma das instituições que participaram da validação dos materiais.
O lançamento simboliza uma conquista construída em uma longa caminhada entre a pesquisa, a extensão rural, a assistência técnica e o produtor, e a Biofábrica foi apresentada a todos, através de um Acordo de Compromisso, como instituição autorizada a multiplicar as novas variedades e distribuí-las para outros viveiristas e produtores.
“Estamos muito honrados em fazer parte deste projeto, que eleva ainda mais o nível da agricultura brasileira”, disse Valdemir. “Estamos prontos para começar a distribuição, com a equipe devidamente capacitada pela turma da Embrapa desde o começo do ano, e acompanhando na prática cada etapa deste experimento que já vem sendo feito na nossa instituição”, explicou.
O Instituto Biofábrica da Bahia é primeira unidade do mundo destinada à produção contínua, em escala industrial, de clones de cacaueiros selecionados, resistentes a enfermidades e de alta produtividade, e vem fazendo história também com a diversidade de mudas. Ele fica na Rodovia Ilhéus-Uruçuca e atua também na capacitação técnica de agricultores.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta:


Adicione este site à tela inicial para acessá-lo mais rápido!