TRE do Ceará cassa chapa de 4 deputados estaduais do PL por fraude à cota de gênero

Deputados estaduais Carmelo Neto e Alcides Fernandes e as deputadas Dra. Silvana e Marta Gonçalves devem ter os diplomas cassados; afetados podem recorrer da decisão segundo o TRE do estado

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), cassou a chapa de deputados estaduais do Partido Liberal (PL) que concorreu às eleições em 2022.
A decisão ocorre por quatro votos a três. Na votação, que ocorreu em sessão de julgamento desta terça-feira (30), a maioria dos membros do TRE considerou que o PL cometeu fraude à cota de gênero.
Com o resultado, os deputados estaduais Carmelo Neto, o mais votado do estado, e Alcides Fernandes e as deputadas Dra. Silvana e Marta Gonçalves devem ter os diplomas cassados. Entretanto, eles podem recorrer da decisão e permanecer no cargo até o julgamento do processo em última instância, segundo o TRE-CE.
Neste mês, o julgamento havia sido suspenso após pedido de vista do presidente do TRE, Inacio Cortez. Nesta terça-feira, Cortez votou pela improcedência dos pedidos.
Na sessão do último dia 15, o relator dos quatro processos que deram ensejo à cassação, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, votou pela improcedência da ação e foi acompanhado pelo juiz Glêidison Marques Fernandes. Já a juíza Kamile Castro abriu a divergência, sendo acompanhada pelos juízes Raimundo Deusdeth, Roberto Bulcão e Rogério Feitosa.

Lucas Rochada CNN
em São Paulo
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: