Jerônimo Rodrigues espera assinar com BYD para construção de Parque Industrial na Bahia: “Estamos mediando”

Por Flávia Requião / Victor Hernandes

Foto: Flávia Requião

O governador Jerônimo Rodrigues ( PT) voltou a falar, na quinta-feira (25), sobre a possibilidade de venda do complexo da Ford em Camaçari para a fabricante chinesa BYD. A declaração veio durante a comemoração do Dia da Indústria, realizado pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).
A fala do governador veio após o governo federal sinalizar incentivos para a indústria automotiva, que podem acelerar a instalação de uma fábrica de carros elétricos na Bahia. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice, Geraldo Alckmin, apresentaram linhas gerais do programa também nesta quinta.
Segundo Jerônimo, o governo estadual tem colocado condições e incentivos para intermediar a construção das fábricas na Bahia.
“Tem uma relação entre BYD e Ford. A gente não pode interferir nessa relação entre particulares e privados. O que estamos fazendo é colocando as condições, mediando, tentando ver se ajuda, o presidente Lula também colocou à disposição os incentivos que eles pediram”, contou Rodrigues.
O governador disse ainda que caso as fábricas sejam instaladas na Bahia, novo Parque Industrial de Camaçari poderá ser construído.
“Estamos aguardando tanto o Porto quanto o Parque Industrial de Camaçari. Estamos torcendo, trabalhando e pedindo que isso aconteça logo porque não vai ser só a instalação de uma indústria, é de uma indústria com um produto inovador movido por energia sustentável, renovável. Estamos aí trabalhando dia e noite para que isso aconteça logo”, explicou Jerônimo.
Entre março e abril deste ano, o governador baiano foi até a China para iniciar negociação com a fábrica chinesa. Já a Ford tinha uma fábrica na cidade de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador, que encerrou suas atividades e produções no ano de 2021.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: