Câmara realiza sessão e aprova Projetos de Lei 02/2023, 05/2023 e 07/2023 em primeira discussão

A Câmara de Vereadores de Ibicaraí realizou na noite de quarta-feira, dia 26 de abril, mais uma sessão ordinária do primeiro período legislativo da décima sétima legislatura e na oportunidade contou com a presença dos vereadores Herbert Santana, presidente; Jonathas Soares, vice-presidente; Francisco Araújo Henrique (Chico do Doce), primeiro secretário e José Raimundo Soares Simões (Dú Artes), como 2º secretário; Aroldo Melo (Aroldão do Povão), Ednaldo José dos Santos (Lió), Leonardo Alves (Dodô), Alam Rogério (Alam do Bairro Novo) e Silvana Santana, além do diretor administrativo da Câmara, Moisés Messias e do Assessor Jurídico, Carlyle Assis.
Fizeram-se presentes ainda no plenário da Câmara o secretário de Governo, Thallis Leal, o presidente do Sindifusp, Weldon Santana, a comandante da GCM Marcela Bispo e o subcomandante Cesar Ferreira, o ex-vereador Sidney Macedo e público presente. O presidente da Casa fez uso da palavra e explicou a ausência dos vereadores Edivaldo dos Santos e Clícia dos Santos Nascimento, que por motivos de saúde não compareceram à sessão.
Em seguida, o presidente da Câmara Herbert Santana solicitou do edil Jonathas Soares a leitura de uma passagem bíblica. Na sequência, o servidor Moisés Messias leu a ata da sessão anterior, que foi aprovada por unanimidade. Moisés leu ainda o expediente do dia, com os Projetos de Lei 08/2023, 09/2023; a Indicação 19/2023, 20/2023 e a Indicação 25/2023 de Francisco Araújo Henrique. Foi lido também as indicações 21/2023, 22/2023, 23/2023, 24/2023 do vereador José Raimundo Soares Simões. Foram, ainda, lidos ofícios do Poder Executivo, do Poder Judiciário, uma Convocatória do Conselho Municipal do Meio Ambiente, um Ofício da Secretária Municipal de Administração e o Projeto de Lei 07/2023 que fala do Auxílio uniforme para a GCM. Na sequência o presidente dispensou o pequeno expediente e abriu o grande expediente com o uso da tribuna por até 10 minutos para cada edil..
Os vereadores Alam Rogério, Aroldo Melo, DuArtes, Leonardo Alves, Silvana Santana e Ednaldo José dos Santos usaram a Tribuna da Câmara e pautaram demandas como a melhoria das estradas vicinais, a limpeza do Canal do Delfino Guedes (Mutirão), a documentação do Fundeb junto a secretaria de Educação, a melhoria da segurança nas escolas, a chegada da Cooperativa que tem sido cogitada para abarcar os profissionais de saúde local e moção de pesar para o ex-vereador, cordelista e locutor José Barbosa e a servidora pública Aidil, lotada na secretaria de Educação e moradora do bairro Agripino Monteiro.
Por último, o presidente da Câmara, Herbert Santana, foi breve nas suas palavras, saudando a todos os presentes, em especial a GCM. Herbinho agradeceu a competência de todos os servidores da Casa. O edil lembrou da importância de recuperar as estradas vicinais, o que ajuda no escoamento da produção agrícola do homem do campo, do pequeno agricultor. “Estamos fracassando no cuidado com o nosso meio rural. Precisamos repensar e planejar a recuperação das nossas estradas. Não adianta patrolar se não colocar cascalho. As estradas precisam estar em boas condições para facilitar o escoamento da nossa produção agrícola”, disse Herbinho.
O presidente passou a Ordem do dia e apresentou os Projetos de Lei 02/2023 (Convênios), 05/2023 (alteração na Estrutura Administrativa/Diretoria de Patrimônio e Almoxarifado e 07/2023 (Auxílio Fardamento da Guarda) que foram aprovados por unanimidade em primeira discussão. Os mesmos projetos de Lei agora vão para segunda discussão e aprovação na próxima sessão.
Por último o presidente agradeceu a Deus e não tendo mais nada a apresentar encerrou a sessão.

Data: 28.04.2023
Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: