Ao som de apoiadores, Lula é recebido em cerimônia oficial pelo presidente de Portugal


Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou nesta sexta-feira (21) em Lisboa e, na manhã deste sábado (22), foi recebido oficialmente e com honras militares, em uma cerimônia de boas-vindas pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.
Enquanto cumpria o protocolo da cerimônia, Lula era saudado à distância por diversos apoiadores, que cantavam o tradicional “olê, olê, olê, olá, Lula, Lula”.
"É sempre com grande prazer que me reúno com amigos portugueses. Hoje é especial: minha primeira visita de estado a Portugal neste terceiro mandato. E retribuo a visita que o presidente Marcelo Rebelo de Sousa fez ao Brasil na nossa posse", declarou Lula em Lisboa.
"Portugal e Brasil tem um potencial extraordinário para dobrar nosso fluxo de comércio exterior. Precisamos ser mais ousados, e precisamos que nossos empresários e ministros conversem mais, projetem perspectiva de futuro no financiamento de nossas indústrias", avaliou o presidente do Brasil.
A ida do presidente da República para Portugal é cercada de expectativas, depois que declarações de Lula sobre a guerra da Ucrânia foram interpretadas na Europa como reprodução da propaganda da Rússia.
A União Europeia, assim como os Estados Unidos, apoiam a Ucrânia na disputa e afirmam que a Rússia é o estado “agressor”. Lula, porém, tem dito que tanto os russos quanto os ucranianos precisam querer encerrar a guerra, enquanto americanos e europeus precisam parar de incentivar o conflito.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: