UPB participa dos debates da Conferência Livre de Saúde Indígena da Bahia

Por: Wilde Barreto 

A prefeita de Ibicaraí e diretora da UPB, Monalisa Tavares, representou a entidade municipalista no evento

Com tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia” foi realizada, nesta sexta-feira (17), a Conferência Livre de Saúde Indígena da Bahia, com o objetivo de discutir propostas que contemplem a população indígena, para que estas possam compor o plano estadual de saúde. O evento foi realizado no Colégio Estadual Indígena Coroa Vermelha, em Santa Cruz de Cabrália, local de celebração da 1ª missa no Brasil e caracterizado como um espaço de resistência dos povos indígenas. Na ocasião, a União dos Municípios da Bahia (UPB) foi representada pela diretora da entidade municipalista e prefeita de Ibicaraí, Monalisa Tavares.
“Estamos aqui para dar um abraço cordial a toda comunidade indígena aqui presente. Colocamos a UPB à disposição da causa de vocês, não só para melhorar a questão da saúde, mas a qualidade de vida, porque muita coisa precisa mudar e precisa melhorar, a partir do respeito aos nossos antecessores que são os verdadeiros donos da terra. O tema ‘Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia’ traduz muito bem o objetivo desta conferência desta conferência”, reforçou Monalisa, que também é médica e classificou o momento como “histórico”.
O evento é uma realização conjunta do Conselho Distrital de Saúde Indígena do Estado da Bahia (CONDISI/BA), Distrito Sanitário Especial Indígena da Bahia (DSEI/BA) e o Conselho Estadual de Saúde da Bahia (CES/BA), e contou com a presença do secretário nacional de Saúde Indígena, Weibe Tapeba, e do subsecretário de Saúde do Estado da Bahia, Paulo Barbosa.
De acordo com a Lei 8.142, de 28 de dezembro de 1990, as Conferências de Saúde são uma instância colegiada que deverão reunir-se a cada quatro anos contando com a representação dos segmentos sociais, no intuito de avaliar a situação da saúde e propor diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes. Na 11ª Conferência de Saúde que será realizada em maio deste ano, as conferências livres serão espaços deliberativos, com eleição de pessoas delegadas e propostas para a etapa Estadual.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: