Carnaval 2023: Governo investe cerca de 70 milhões na segurança pública

Por Lula Bonfim / Leonardo Costa

Foto: Lula Bonfim/Bahia Notícias

O governo do estado da Bahia lançou oficialmente o Carnaval 2023 na tarde de quarta-feira (8), em um evento na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e do coordenador do Carnaval do Estado e vice-governador, Geraldo Júnior (MDB). A festa momesca vai contar com 160 atrações e um investimento de cerca de R$ 70 milhões na Segurança Pública.
“O maior investimento nosso é em segurança pública. Nós mobilizamos nesse período cerca de 30 mil homens, inclusive trazendo policiais do interior. [...] A gente movimenta os profissionais para virem se somar com o efetivo de Salvador e da Região Metropolitana, para a gente garantir o efetivo suficiente e depois podermos afirmar que foi um carnaval seguro, com inteligência, pois teremos câmeras espalhadas por todos os circuitos, além do sistema de câmeras que nós temos por toda a cidade”, afirmou o governador.
Em 2023, a festa momesca terá como tema 'Um Carnaval a cada esquina', em referência a uma das mais famosas composições de Moraes Moreira. O tema também é utilizado nas festas no interior do estado. "Nós juntamos o carnaval de Salvador com as festas que aconteciam em mais 60 municípios. Lançamos em Itacaré no sábado a agenda de apoio ao carnaval do interior. Ontem, eu já tive a oportunidade de participar de um deles: o Carnalapão, carnaval antecipado. Lá eu vi a beleza da festa no interior”, disse.
A partir da próxima quinta-feira (16), o receptivo aos turistas ficará por conta da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), no âmbito do Programa Bahia Receptiva. Ao todo, 240 profissionais vão atuar na ação.
A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) estará presente na festa oferecendo informações, atendimento preventivo e acolhimento de denúncias, para combater o racismo. E pelo quinto ano consecutivo, a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM-BA) lança, a campanha Respeita as Mina em Salvador para, através de ações lúdicas e de sensibilização, propor o enfrentamento às várias formas de violência contra as mulheres na maior festa popular da Bahia: o Carnaval. O mote da campanha é “Oxe, me respeite!”. “Essa campanha é para garantir que as ofensas e as agressões cometidas contra mulheres sejam reprimidas e abolidas do nosso meio”, pontuou Jerônimo.
Os usuários do Ferry-Boat contarão com viagens realizadas com saídas de hora em hora entre 5h e 23h30. Durante os dias da festa o fluxo previsto no sistema marítimo é de 350 mil pessoas e 52 mil veículos sendo transportados pelas embarcações que saem e chegam dos terminais de São Joaquim, na capital baiana, e de Bom Despacho, em Itaparica.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: