Câncer de pênis causa 9 amputações por semana; 7.790 pessoas perderam a genital nos últimos 15 anos


Foto: Reprodução / iStock

Em média, 9 pessoas têm o pênis amputado por semana em decorrência do desenvolvimento de câncer na genitália. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), entre 2007 e 2022 foram realizados 7.790 procedimentos de amputação do pênis no Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com o G1, apesar de representar 2% de todos os tipos de câncer que atingem o sexo masculino, o câncer de pênis matou 463 pessoas em 2020, segundo o Atlas de Mortalidade por Câncer do Ministério da Saúde.
"O Brasil é um dos campeões mundiais na incidência de câncer de pênis, que é facilmente evitável com higiene íntima e tratamento da fimose", afirma Ubirajara Barroso Jr., urologista especialista em reconstrução genital e chefe de cirurgia reconstrutiva de uretra do hospital da Universidade Federal da Bahia (UFBA).


De acordo com a SBU, para evitar a doença, existem quatro ações fundamentais:


  • Limpeza adequada do pênis com água e sabão puxando o prepúcio para higiene da glande. A limpeza deve ser realizada todos os dias e após as relações sexuais.
  • Tomar a vacina do HPV disponível gratuitamente pelo SUS.
  • Realização da postectomia (retirada do prepúcio) quando essa pele que encobre a cabeça do pênis não permite a higienização correta.
  • Uso de preservativo para evitar contaminação por ISTs como o HPV.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: