Lula está convencido que porta do Planalto não foi arrombada durante ataque: "Alguém facilitou"

Por Bahia Notícias

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse estar convencido de que a porta do Palácio do Planalto foi “aberta por alguém de dentro”, no último domingo (8), quando terroristas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília. A declaração foi dada na quinta-feira (12), em café da manhã com jornalistas. As informações são do Metrópoles.
“Estou esperando a poeira abaixar. Eu quero ver todas as fitas que foram gravadas dentro da Suprema Corte, da Câmara, do Palácio do Planalto… Teve muita gente conivente. É importante dizer. Eu estou convencido de que a porta do Palácio do Planalto foi aberta para que a gente entrasse, porque não tem porta quebrada. Significa que alguém facilitou a entrada deles aqui”, afirmou Lula.
Lula citou vídeos e reforçou a necessidade de uma investigação sobre o episódio.
O presidente contou, ainda, que tinha informações que o acampamento bolsonarista em frente ao Quartel-General do Exército estava diminuindo. “Não sabia nem previa que iria ocorrer [o ataque na Praça dos Três Poderes]”, alegou.
Lula presta solidariedade à vice-presidente da Colômbia após tentativa de atentado
Ainda de acordo com o presidente, a manifestação não era legítima, pois pedia um golpe. “Manifestaram-se contra um governo eleito democraticamente”, argumentou.
Na visão de Lula, o ato serviu de alerta para que se tenha mais cuidado e se reestabeleça a paz e a harmonia no país. As forças de segurança, para Lula, devem respeitar o propósito de servir ao país, e não ter lado.
Sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Lula disse que ele é “um cidadão que tem desequilíbrio mental”.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: