Com casos de Covid em queda na Bahia, Sesab ainda não prevê nova recomendação de uso de máscaras

Por Leonardo Costa

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

Apesar do número de casos de Covid crescer em 21 estados brasileiros e o Ministério da Saúde, entidades médicas e especialistas recomendarem reforço das medidas de prevenção como o uso da máscara, na Bahia o cenário ainda não é tão preocupante. De acordo com o último Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), houve uma redução de 0,7% no total de casos do dia 6 até o dia 12 de novembro. Procurada pelo Bahia Notícias, a pasta informou que descarta, neste momento, a recomendação do uso de máscaras.
De acordo com o documento que detalha a Semana Epidemiológica 45, no período, 1.012 casos foram registrados, uma média de 833 casos ativos (-7,1% em relação a SE anterior) e 5 óbitos foram notificados.
Na quarta-feira (16), o Estado contabiliza 854 casos ativos. Porém, com a vacinação avançada entre os baianos, apenas 27 leitos de UTI adultos estão ocupados, dos 65 disponíveis, deixando a taxa de ocupação em 42%.
O Ministério da Saúde emitiu um alerta para "o aumento do número de casos e a circulação de novas linhagens da variante Ômicron e informou que 21 unidades da federação registraram aumento no número de casos, com destaque para Maranhão, Sergipe, Rondônia, Rio de Janeiro, Paraíba, Goiás, Roraima, Amapá, Rio Grande do Norte e Distrito Federal.
O Ministério da Saúde disse que até agora não há informações que indiquem um aumento na gravidade da doença. A recomendação do uso de máscaras em ambientes fechados e pouco ventilados, locais com aglomeração e unidades de saúde é recomendação é especialmente para imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades.
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE