Campo Formoso: TJ-BA muda local de julgamento de vereador acusado de homicídio

Por Cláudia Cardozo / Francis Juliano

Foto: Reprodução

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinou a transferência do local do julgamento do vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Campo Formoso, no Piemonte Norte do Itapicuru, José Alberto de Carvalho Pereira, conhecido como Zé Lambão. A decisão, de terça-feira (22), atende recurso do Ministério Público do Estado (MP-BA). O novo local para o julgamento ainda não foi informado.
Segundo o órgão, o pedido de desaforamento, termo técnico para a transferência do júri, é necessário devido à suspeita de parcialidade dos jurados bem como da influência política que o vereador exerce no município.
Zé Lambão é acusado de homicídio qualificado ocorrido em 2016, caso do julgamento em questão. Conforme relato à época da polícia, o vereador discutiu com um morador em um bar da cidade. O homem cobrava uma promossa de água encanada para uma comunidade. Em determinado momento, o edil saiu do local, voltou depois com uma arma e atirou contra a vítima (lembre aqui).
Além do homicídio, o edil foi alvo da Operação Enterprise, deflagrada pela Polícia Federal, em novembro de 2020. A ação combatia uma organização de lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas, com remessa de cocaína para a Europa (ver mais aqui).

Em junho do mesmo ano, o vereador foi acusado e preso por espancar a filha (ver aqui e aqui).
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: