Monalisa participa com equipe do Incra da entrega de títulos do Titula Brasil no Assentamento Vila Izabel

A prefeita de Ibicaraí, Monalisa Tavares, esteve visitando na tarde de quinta-feira, dia 22 de setembro, o Assentamento Vila Izabel, no distrito do Cajueiro Velho, na região leste do município. Na oportunidade a prefeita estava acompanhada dos secretários municipais Fredson Santos (Agricultura), Thallis Leal (Governo), Cris Arraes (Chefia de Gabinete), além dos vereadores Aroldo Melo, Lió, Duartes e Clícia Guerreira, assessores municipais e uma equipe técnica do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), onde fizeram a entrega de títulos de terra do Programa Federal Titula Brasil.
A ação contou com a presença de dezenas de assentados que finalmente foram beneficiados e receberam a documentação de posse, e com uma equipe do INCRA composta por Paulo Emmanuel Alves, Superintendente Regional Região Sul da Bahia (INCRA), Wallace Anderson, Chefe da Unidade Avançada do Incra no Sul e Extremo Sul da Bahia e Giuseppe Serra Seca, Diretor de Desenvolvimento e Consolidação de Projetos de Assentamento.
Na oportunidade foram entregues 6 Títulos Definitivos (TD) ao Assentamento Etevaldo Barreto (Santana) e 27 Contratos de Concessão de Uso (CCU) - que funciona como um título provisório - para as famílias do Assentamento Conjunto Vila Isabel, além da regularização de 12 famílias que passaram a fazer parte do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA).
A prefeita Monalisa Tavares fez questão de lembrar que durante esses 20 meses de governo ela e sua equipe já visitaram os assentamentos inúmeras vezes, levando ações da Saúde, Social, Agricultura e Infraestrutura, além da recuperação de estradas vicinais e iluminação de LED por onde passa energia elétrica e que depois da emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) feita pelo Incra, em maio, a mesma equipe volta para realizar mais esse sonho dos assentados, que é a entrega dos títulos da terra. “Nosso governo trabalha muito e realiza sonhos. O que estamos fazendo nesses assentamentos nos últimos 20 meses já ultrapassa o que foi feito nos últimos 12 anos”, disse a prefeita Monalisa Tavares.
“No primeiro semestre nós assinamos um termo de cooperação técnica de projetos para início da regularização do Assentamento junto ao INCRA, e agora, quatro meses depois, nós estamos entregando os títulos da terra. É o trabalho sendo bem feito, com comprometimento e responsabilidade. Estou muito feliz em poder fazer parte desse momento. Quero agradecer a prefeita Monalisa Tavares por confiar em mim, e a equipe do Incra, que agilizou e acelerou o processo e hoje está regularizando esse assentamento”, disse Fredson.
“Em maio o primeiro passo foi dado com a assinatura do acordo entre a Prefeitura e o Programa Federal Titula Brasil para efetivar a regularização. Assinamos também um segundo acordo de cooperação técnica com o Incra, que irá auxiliar no georreferenciamento, entre outras ações. Hoje, quatro meses depois, estamos entregando o título e fazendo a regulamentação fundiária do Assentamento. É um momento importante para o Assentamento Vila Izabel”, disse Paulo Emmanuel.
O presidente do assentamento, Antônio Rodrigues de Almeida, o popular Antônio de Yoyô, falou da importância da regularização do assentamento e da luta da prefeita Monalisa, do secretário Fred e a equipe do Incra para fazer o processo andar e acontecer. “Diferente do que alguns pensam, nós trabalhamos e produzimos muito aqui. Hoje o assentamento produz mais de mil litros de leite por dia, além de cacau, gado de corte, queijo e iogurte, ovos de galinha caipira, hortifrúti, banana da prata e da terra, manga, laranja, aipim, maracujá, abacaxi, coco e tantas outras culturas”, disse Antônio de Yoyô.

Texto e fotos: Ascom Prefeitura de Ibicaraí
Data: 24.09.2022
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: