FBF completa 109 anos; entidade é uma das mais antigas do Brasil

Por Glauber Guerra

Foto: Enaldo Pinto/ Ag. Haack/ Bahia Notícias

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) completa 109 anos nesta quarta-feira (14). A entidade é uma das mais antigas federações do Brasil. Atualmente é presidida pelo analista de sistemas Ricardo Lima, que assumiu o cargo em janeiro de 2019, e tem como vice-presidente o advogado Manfredo Lessa.
"Neste dia tão importante para esta entidade, não posso deixar de agradecer a todos os nossos filiados, colaboradores, árbitros, profissionais de imprensa, torcedores e ex-presidentes que por aqui passaram e também contribuíram nessa caminhada. São 109 anos de lutas e dedicação ao esporte mais amado pelo brasileiro. É um orgulho presidir a FBF hoje. Como retribuição a todo apoio, garanto ainda mais empenho e dedicação todos os dias, para que a nossa federação se desenvolva cada vez mais e seja referência no cenário nacional", disse o presidente Ricardo Lima.
As primeiras linhas da história da FBF foram escritas antes mesmo da sua fundação em 14 de setembro de 1913. Em 1901, o jovem estudante José Ferreira Júnior, conhecido como Zuza Ferreira, apresentou aos baianos uma bola, trazida de uma viagem para Inglaterra. Nos anos seguintes, a modalidade começou a se adaptar com as regras vindas da "Terra da Rainha". Clubes começaram a surgir, como o Club Internacional de Cricket, em 1903, e dedicado exclusivamente ao futebol. O Club de Cricket Victória, atual Esporte Clube Vitória, foi fundado antes, em 1899, mas passou a praticar o futebol também em 1903. A primeira partida oficial, por sua vez, foi entre Sport Club Bahiano e o Sport Clube Itapagipe. O ano de 1904 marcou o surgimento da Liga Bahiana de Sports Terrestres (LBST), que no ano seguinte, realizou o primeiro Campeonato Baiano. Porém, a entidade acabou fechando oito anos depois. Até que em 1913, surgiu a Federação Bahiana de Futebol, atualmente localizada em Lauro de Freitas.
Antes de Ricardo Lima, a FBF foi presidida por alguns nomes dentre eles, Degrimaldo Miranda, Emanoel Hassellman, Carlos Alberto de Andrade, Márcio Matos, Orlando Gomes, Raimundo Magaldi, Raimundo Viana, Antônio Pithon, Marcos Andrade, Virgílio Elísio e Ednaldo Rodrigues, que atualmente preside a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Manfredo Lessa e Ricardo Lima | Foto: Max Haack/Ag. Haack/ Bahia Notícias
Postagem Anterior Próxima Postagem

 PUBLICIDADE