Precisamos viver mais o meio ambiente

Como alguém pode nascer, crescer, ‘amadurecer’, envelhecer e morrer sem nunca ter feito uma trilha, subido uma montanha ou ter plantado uma árvore? Até pouco tempo eu fazia parte desse imenso grupo de pessoas que durante toda uma vida só tirou da natureza.
A vinda para Ibicaraí e o contato direto com o meio rural me fez enxergar claramente que a solução para grande parte dos nossos problemas está relacionada com a falta de natureza em nossas vidas e a pouca convivência com o meio ambiente.
Descobrir que o melhor remédio para o estresse do dia a dia é se conectar com a natureza, respirando ar puro, tendo contato direto com a mata, colocando o pé em terra fértil, bebendo água corrente que desce do córrego, ouvindo o canto dos pássaros e sentindo o cheiro puro das plantas. Tudo isso tem um poder extraordinário que purifica a alma, cura o corpo e abre a sua mente.
Com o tempo eu aprendi que quando devolvemos um pouco do muito que a natureza nos dá tudo fica perfeito, e por isso, sempre que visito o meio ambiente, eu preciso deixar algo, dessa forma, tenho levado e plantado mudas de árvores nativas no intuito de reflorestar pequenas áreas degradadas.
A ideia tem dado certo. Os donos das propriedades gostam e descobri que outras pessoas pensam e comungam dessas mesmas ideias. Ontem, domingo (31 de julho), eu subi mais uma vez a serra com os amigos Lucas, Thiago, Márcia e Rose, para mais uma vez respirar ar puro, visitar os amigos da roça e plantar árvores. Pensem em algo gratificante e revigorante!
Não vou tentar explicar a sensação de plantar uma árvore, vou deixar o convite. Quando quiser se aproximar de Deus e vivenciar sensações verdadeiras e enriquecedoras com o meio ambiente é só marcar uma subida até o topo da serra. Só é preciso respeitar uma regra: Quem sobe a serra precisa levar uma muda e plantar uma árvore.

ARNOLD COELHO
Vamos plantar uma árvore!
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: