Minas Gerais registra primeira morte pela varíola dos macacos no país

Por Bruno Leite

Foto: Josué Damacena/IOC/Fiocruz

O Ministério da Saúde divulgou, nesta sexta-feira (29), o primeiro óbito em decorrência da infecção pelo vírus da varíola dos macacos. A vítima foi um paciente adulto de Uberlândia, em Minas Gerais.
Esta é a primeira morte pelo agravo fora do continente africano. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cinco pessoas já morreram por conta do "monkeypox", nome dado ao surto da doença, desde janeiro deste ano.

MONKEYPOX NA BAHIA

A Bahia tem cinco casos confirmados da varíola dos macacos, todos em Salvador. Devido ao número de pessoas com o vírus, a gestão da capital prepara um protocolo municipal de ação.
À imprensa, na manhã de quinta-feira (28), o prefeito Bruno Reis (UB) disse que a política está na fase de recebimento de contribuição de especialistas.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a construção da diretriz própria para orientar os profissionais de saúde localmente está em processo de finalização (veja aqui).
Enquanto não há a implementação, segundo a pasta, as recomendações utilizadas são as definidas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
As equipes que atuam na rede municipal foram capacitadas com os protocolos destas instituições e estão conduzindo os atendimentos com base em tais documentos, salientou a secretaria ao Bahia Notícias.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: