Lula lidera corrida presidencial com 44%, diz pesquisa BTG/FSB; Bolsonaro tem 31%


Fotos: Ricardo Stuckert / Agência Brasil

Uma nova rodada de pesquisa, encomendada pelo BTG Pactual e realizada pelo Instituto FSB Pesquisa, e divulgada nesta segunda-feira (25), coloca o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na dianteira na corrida pelo Palácio do Planalto. No cenário espontâneo para presidente, Lula soma 40% e é seguido pelo atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), que tem 30%. Ciro Gomes é o terceiro na preferência do eleitorado, e aparece com 3%. Simone Tebet não pontuou e "outros" candidatos somaram, junto, 2%. Não sabe ou não respondeu representa 15% e brancos e nulos 4%. Outros 6% responderam que não votariam.
A pesquisa traz outro cenário, na intenção de voto estimulada. Lula também lidera com 44%. Jair Bolsonaro tem 31%; Ciro Gomes 9%; Simone Tebet 2%; André Janones 2% e Pablo Marçal 1%. Felipe D'ávila, Eymael, Vera Lúcia, Sofia Manzano, Luciano Bivar e Leonardo Péricles não pontuaram. Nenhum representa 5%, brancos e nulos 2% e não respondeu ou não sabia 3%.
O levantamento aponta, ainda, um eventual segundo turno entre Jair Bolsonaro e Lula. O ex-presidente leva vantagem e tem a preferência de 54% do eleitorado, contra 36% de Bolsonaro. Nenhum soma 4%, branco/nulo 3% e não sabe ou não respondeu 2%.
Para o levantamento foram ouvidos 2.000 eleitores entre os dias 22 e 24 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-05938/2022.
Postagem Anterior Próxima Postagem

 PUBLICIDADE