Doenças cardiovasculares podem aumentar 30% no período mais frio do ano

Foto: Freepik

As ocorrências de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) podem aumentar em até 30%, especialmente em temperaturas abaixo de 14°C. pacientes com idades entre 75 e 84 anos e aqueles que já apresentam doenças relacionadas ao coração, segundo o Instituto Nacional de Cardiologia.
Em nota do Ministério da Saúde, publicada na segunda-feira (11), o médico cardiologista e coordenador de UTIs do Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal, Vitor Barzilai, explicou que, de modo geral, existe um aumento em torno de 30% das doenças cardiovasculares no inverno, onde o IAM se destaca por seu crescimento.
De acordo com o Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH/SUS), em 2021, houve aumento no registro de casos de doenças do coração entre os meses de junho e setembro, representando 36,8% do total de internados no ano.
A pasta da Saúde aponta que quando há uma grande queda da temperatura, o corpo humano passa por um mecanismo para regular a temperatura corporal para mantê-la em equilíbrio. Diante disso, a vasoconstrição, que faz parte desse processo, provoca a contração dos vasos sanguíneos e, consequentemente, o aumento da pressão sanguínea, evitando a perda excessiva de calor. Com a queda brusca da temperatura ambiente, a vasoconstrição nos vasos do coração pode resultar em infarto, angina (dor no peito) e até mesmo na morte súbita.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: