Após São João, casos ativos de Covid-19 disparam mais de 2.800% em um mês

Por Leonardo Almeida

Foto: Reprodução/Sesab

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) reportou 9.740 casos ativos de Covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico emitido na quinta-feira (30). O número representa um crescimento de 2.839% em relação ao registrado há um mês atrás, no dia 30 de Maio, quando havia 343 casos ativos.
Já em comparação com duas semanas atrás, antes do início das festividades de São João, a alta é de 285% sendo que haviam 3.416 casos ativos (veja aqui).
Apenas nas últimas 24h, foram registrados 3.720 novas infecções por Covid-19, o valor é 1.084% maior do que a quantidade total de casos ativos reportados no dia 30 de Maio.
O crescimento vem após as festividades de São João no estado, nas quais movimentaram cerca de 1,5 milhão de pessoas, de acordo com estimativa da Secretaria de Turismo (Setur).
Apesar do crescimento de 2.839% nos casos ativos, a alta dos encaminhamentos para a UTI não acompanhou o mesmo ritmo, tendo um crescimento de 60% sobre o reportado há um mês atrás.

Dentre o intervalo de 30 dias , foram registradas um total de 95 mortes.

OCUPAÇÃO DOS LEITOS

A secretária de Saúde, Adélia Pinheiro, admitiu que houve um aumento na ocupação dos leitos após as festas de São João. Segundo ela, a região Oeste do estado é umas das áreas que mais necessitam de assistência (veja aqui).
"O número de casos ativos é crescente. Há um pequeno aumento da demanda por leitos hospitalares em UTI e leitos clínicos, entretanto, a taxa de ocupação é muito baixa, não nos traz preocupação quanto a capacidade de assistência à baianas e baianos que precisam", afirmou.
Postagem Anterior Próxima Postagem

 PUBLICIDADE