Por Gabriel Vaquer | Folhapress

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco criticou o comportamento de Matheus Moreira e defendeu as atitudes de Ana Paula Renault dentro do BBB 26, da Globo. Ela se pronunciou sobre o assunto na manhã de domingo (25) em sua conta no X (ex-Twitter).
Anielle afirmou que a mineira teve um verdadeiro comportamento antirracista. Ela condenou o comportamento de Matheus com Milena, alegando que chamá-lo de "patroa" de Ana Paula é uma ofensa grande.
"Diante da situação vexatória vivida por Milena no BBB, Ana Paula teve a postura que esperamos de toda pessoa aliada na luta antirracista: não se calou e ainda cobrou dos colegas que não sejam omissos", afirma.
"O combate ao racismo é um papel de todos, e nossa luta ultrapassa os limites das institucionalidades, é um dever público e coletivo!", comentou Anielle Franco.
Além de racismo, Matheus será investigado por homofobia dentro do reality da Globo. Ele foi denunciado ao Ministério Público de São Paulo na quinta-feira (22) por ter imitado, de forma pejorativa, os trejeitos de um homem gay.
Ele foi acusado por Marcelo Alves, outro participante do programa, de ter agido desta forma na última festa do BBB, no dia anterior. O médico chegou a chorar nos braços de Breno Corã. Juliano Floss também se incomodou e alertou Babu Santana de que não seria a primeira vez.
Floss citou que, em determinado momento, o lutador cantou um hino homofóbico entoado em estádios por um time gaúcho. As atitudes de Matheus também vêm revoltando o público, que pede sua eliminação do programa.
A denúncia foi feita por Agripino Magalhães, deputado federal suplente por São Paulo e presidente da Associação do Orgulho LGBTQIAPN. O MP-SP aceitou os argumentos e vai pedir abertura de inquérito para investigar o assunto.