Por Mauricio Leiro / Ronne Oliveira

Trecho no Oeste da Bahia | Foto ilustrativa: Reprodução / DNIT
O motorista que trafega por parte do Oeste da Bahia recebe uma novidade para o início de 2026. O Governo Federal, através do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), oficializou um investimento de R$ 36,8 milhões para recuperar e manter um trecho da BR-242. A decisão foi confirmada por meio da Superintendência Regional na Bahia ainda em publicação na terça-feira (6).
Entre o segmento total de 96,4 km, é medido a intervenção dos km 885,0 até o km 981,4. Essa parte da rodovia fica após a Serra da Mangabeira (dentro de Ibitiara), trecho perigoso da Chapada Diamantina, já a caminho da ponta do Oeste da Bahia, com as cidades de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães.
Veja a BR-242 em mapa:
Imagem da Bahia no foco sendo atravessada pela BR-242 | Foto: Reprodução / Google MapsEste extenso trecho está sob a jurisdição da Unidade Local do DNIT no município de Barreiras e integra o Plano Anual de Trabalho e Orçamento (PATO) da autarquia federal.
A ordem de serviço garante que a empresa "PaviService" assuma a conservação e a recuperação da pista já a partir deste mês de janeiro. O contrato tem validade de três anos e meio (até junho de 2029), o que deve trazer mais previsibilidade para quem depende da via.
Com foco em uma maior conservação para garantir a trafegabilidade e a segurança em uma das principais artérias de escoamento agrícola do estado, que liga o Oeste Baiano ao Porto de Salvador e ao restante do país.
Confira detalhes para o contrato:
Vigência: O contrato tem duração prevista de 42 meses, iniciando em 8 de janeiro de 2026 com término programado para 8 de junho de 2029.
Empresa Contratada: "PaviService Serviços de Pavimentação Ltda".
Valor preciso: Um investimento de R$ 36.824.883,30
Processo Licitatório: Pregão nº 90310/2025, fundamentado na Lei 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações).
CONTEXTO LOCAL
A assinatura deste contrato de manutenção ocorre em um momento de expectativa para a região. Em junho de 2025, durante a Bahia Farm Show, o Governo do Estado e a prefeitura de Luís Eduardo Magalhães anunciaram avanços nos projetos de duplicação da mesma rodovia.
Enquanto os processos de concessão e duplicação seguem os trâmites burocráticos e leilões federais, este novo contrato de manutenção assegura melhoria prevista no pavimento atual para os próximos três anos, visto que há uma evidente necessidade, com um número grande de acidentes.
A BR-242 é historicamente marcada pelo intenso fluxo de veículos pesados e pelo alto índice de acidentes, tornando os serviços de recuperação previstos no novo contrato fundamentais para a logística regional.