Itaju do Colônia dá passo histórico com criação da Secretaria Municipal de Políticas Indígenas e nomeação de Regi Cacique

_Durante comemoração dos 63 anos de emancipação política, município valoriza os povos originários e firma compromisso com inclusão, respeito e reparação histórica_

Dra. Patrícia Pataxó ao lado do prefeito Elder Fontes, que assina o decreto que cria a Secretaria de Políticas Indígenas e nomeia Regi Cacique como titular da pasta.


Durante a inauguração da nova feira livre de Itaju do Colônia — que, nas palavras do prefeito Elder Fontes, é “um verdadeiro mini shopping”, por sua estrutura moderna, organização e dignidade aos feirantes —, o município escreveu um importante capítulo da sua história ao criar oficialmente a Secretaria Municipal de Políticas Indígenas. Na ocasião, o cacique Reginaldo Ramos dos Santos, o Regi Cacique, da Aldeia Bahetá, foi nomeado como o primeiro secretário da nova pasta.
O ato solene, que integrou as comemorações pelos 63 anos de emancipação política da cidade, foi marcado por forte simbolismo, emoção e representatividade. A cerimônia contou com a presença da Secretária Estadual de Políticas Públicas da Bahia, Dra. Patrícia Pataxó, que fez a leitura oficial do decreto de nomeação, além de diversas lideranças indígenas, como os caciques Gean Pataxó, Marcos Souza (Fumaça) e José Antônio (Tibiriçá), o presidente da AIHAB, Wagner Ramos, e o Secretário Municipal Indígena de Pau Brasil, Almir Pataxó, além de anciãos, jovens indígenas e mulheres guerreiras.
Também prestigiaram o momento importantes autoridades políticas, como o deputado estadual Rosemberg Pinto, o deputado federal Alex Santana, o vice-prefeito Juscelino, o ex-prefeito Djalma Orrico, vereadores e secretários municipais, entre eles Amanda Tenório (Assistência Social) e Maria Augusta (Educação), além do presidente da Câmara Municipal, vereador Capela.
A celebração teve início com o ritual sagrado Muká Mukaú, que resgatou a ancestralidade e a força espiritual do povo Pataxó Hãhãhãe. Logo após, Regi Cacique foi homenageado pela Câmara de Vereadores com a Comenda Dezenove de Julho, concedida pelo vereador Rualei Costa, em reconhecimento à sua trajetória de luta e serviço à comunidade.
Pedagogo e pós-graduado em Educação Indígena, Regi Cacique é uma das principais vozes da causa indígena na região. Atual Secretário Executivo do Fórum de Educação Indígena da Bahia (FORUMEIBA), ele fez história como o primeiro vereador indígena eleito de Itaju do Colônia. Ao assumir a nova secretaria, reforçou seu compromisso com políticas públicas efetivas, inclusão social e fortalecimento das tradições:
“Trabalharei com foco no fortalecimento das famílias indígenas, respeitando nossas tradições, lutando por direitos e pelo desenvolvimento sustentável”, declarou, Regi Cacique.
Para o prefeito Elder Fontes, a criação da nova secretaria representa um avanço civilizatório e um ato de justiça:
Estamos fazendo justiça histórica com o nosso povo Pataxó Hãhãhãe. É um momento de reparação, reconhecimento e orgulho. Seguiremos trabalhando com sensibilidade, respeito e dignidade para garantir políticas públicas que transformem vidas”, afirmou o gestor.
Com essa iniciativa pioneira, Itaju do Colônia se posiciona como referência regional no respeito à diversidade, à inclusão social e à valorização dos povos originários, consolidando uma nova página de sua história com dignidade, coragem e visão de futuro.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta:


Adicione este site à tela inicial para acessá-lo mais rápido!