Fieb sedia encontro sobre inovação portuária com foco no desenvolvimento logístico da Bahia


Foto: Divulgação

Com foco na modernização do setor portuário, a Bahia sediou na terça-feira (7), na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), a segunda edição da Caravana da Inovação Portuária. Promovido pelo Ministério de Portos e Aeroportos, em parceria com a Antaq, o Hub Brasil Export e a Codeba, o evento reuniu autoridades, empresários e especialistas para discutir soluções tecnológicas e sustentáveis que aumentem a competitividade e eficiência dos portos brasileiros.
Na abertura, o presidente da Fieb, Carlos Henrique Passos, destacou a atuação do SENAI Cimatec e do Cimatec Mar no desenvolvimento de soluções tecnológicas específicas para o setor. “A expectativa da indústria com a inovação no setor é clara: aumentar a produtividade, reduzir custos e melhorar a qualidade dos serviços, favorecendo a competitividade do setor industrial baiano”, afirmou.
O diretor de políticas setoriais, planejamento e inovação do Ministério, Tetsu Koike, apontou o evento como um passo para transformar os portos em polos de inovação. “Precisamos tornar os portos da Bahia polos de inovação que agreguem valor ao estado e ao país. Essa é a nossa meta”, disse.
A Caravana, que já passou por Recife e ainda visitará Fortaleza, Maranhão e Rio de Janeiro, busca abrir uma agenda permanente de inovação no setor portuário. A programação inclui painéis temáticos, networking, além de visita técnica aos portos de Salvador e Aratu, e ao laboratório do Cimatec Mar.
O presidente do Conselho de Portos da FIEB, Marcos Galindo, destacou o uso de tecnologias como sensores IoT, câmeras inteligentes e drones, que já estão em fase de testes e devem ser integradas às operações baianas. Já Cristina Castro, head de ESG e Inovação da Antaq, defendeu que a modernização também seja vetor de inclusão: “Precisamos de corredores verdes de inovação, inclusão e conhecimento, conectando os portos às ODS e à transformação social”.
A diretora executiva do Hub Brasil Export, Karina Martins, anunciou que Salvador sediará, em agosto, o evento Inova Export, com foco em soluções tecnológicas para o setor. Por fim, o diretor-presidente da Codeba, Antônio Gobbo, afirmou que os efeitos da inovação já se fazem notar. “O aumento da movimentação portuária registrado em 2024 é reflexo das boas práticas de gestão implantadas. Queremos tornar os portos da Bahia cada vez mais competitivos e seguros.”
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta:


Adicione este site à tela inicial para acessá-lo mais rápido!