Foto: José Cruz / Agência Brasil
O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), comentou nesta segunda-feira sobre a mensagem que o governo vai enviar ao Congresso Nacional no retorno aos trabalhos da Casa. Em entrevista à jornalista Andréia Sadi, Rui afirmou que o governo vai tratar os temas do eixo de desenvolvimento, transição ambiental e ecológica e priorizará a reforma de renda.
"Presidente (Lula) quer priorizar a reforma de renda. Essa é a segunda etapa. A primeira foi a reforma fiscal. Agora, vai ser a de renda", disse ao blog de Andréia Sadi.
O ministro indicou ainda as prioridades do governo ao presidente da Câmara, Arthur Lira, com quem teve um encontro na semana passada.
A mensagem indicada por Rui deve chegar ainda nesta segunda, durante a volta dos trabalhos do Congresso. Neste ano, as atividades da Casa devem ser mais apertadas por conta das eleições municipais de 2024. Algumas pautas prioritárias já foram definidas pelos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Lira e Pacheco já tinham indicado a aliados do governo, o desejo de dar foco à discussão de propostas que regulamentam a reforma tributária. A matéria que aborda a atualização dos tributos sobre a renda deve ser enviada pelo Planalto em março.
Segundo publicação do G1, o início do ano no Congresso deve ser marcado pela articulação para recompor R$ 5,6 bilhões em emendas de comissão, vetados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Orçamento de 2024.