FENAJ lança Campanha Salarial Nacional Unificada da categoria durante o 22º ENJAI


A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) lançou, no último sábado (18), durante o O 22º Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (ENJAI), a Campanha Salarial Nacional Unificada dos Jornalistas 2024, “Quem Defende o Jornalismo, Valoriza a e o Jornalista”. O lançamento contou com a presença do secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, Marcos Perioto.
A presidenta da Fenaj, Samira de Castro, explica que o documento com as reivindicações da categoria foi construído com a assessoria técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e contempla um conjunto de cláusulas sugeridas pelos Sindicatos de Jornalistas do Brasil, após três plenárias nacionais e um formulário digital para coleta das sugestões. “A campanha é um ponto de partida para que os 31 Sindicatos filiados à Federação possam iniciar as suas negociações, fortalecidos pela visibilidade nacional. Teremos um calendário de lutas em 2024 e vamos trabalhar até o último sindicato fechar sua convenção ou acordo coletivo”, explica Samira.
A campanha foi apresentada pelo secretário de Mobilização, Negociação Salarial e Direito Autoral da FENAJ e presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), Rafael Mesquita, que destacou os pontos importantes e estratégicos do texto, para promover a valorização do jornalismo.
  • Os principais eixos da Campanha Salarial Unificada são: Aumento real de salários;
  • Correção de perdas salariais;
  • Implementação de plano de carreira e promoções;
  • Respeito à carga horária;
  • Remuneração de horas extras;
  • Prevenção de violência e assédio;
  • Saúde mental de jornalistas;
  • Contratação de jornalistas diplomados;
  • Defesa de carreira de jornalista no serviço público;
  • Protocolos de segurança para jornalistas.
Para o presidente do Sinjorba, Moacy Neves, que também é secretário da Fenaj, o lançamento da campanha salarial, durante o 22° Enjai, realizado em Salvador, é um momento histórico. “O movimento sindical dos jornalistas vem se reinventanado para sair do isolamento imposto pelos contratantes de nossos serviços e esta iniciativa nacional visa dar centralidade à unidade da categoria como a melhor forma de defender nossos direitos, conquistas e reivindicações”, diz ele.

22° ENJAI

O 22º Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa foi realizado em Salvador, de 16 a 19 de novembro, no Hotel Sol Victória Marina. O evento foi organizado pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) e reuniu aproximadamente 250 participantes, entre jornalistas, estudantes de jornalismo e professores da área. O Enjai é o maior fórum específico para os debates e a organização das lutas dos profissionais que atuam em assessorias de imprensa e de comunicação no Brasil.
O evento teve o patrocínio do Governo do Estado (através das secretarias de Comunicação e de Turismo), Bahia Turismo, Prefeitura de Salvador, Bahiagás, Neoenergia/Coelba, Assembleia Legislativa da Bahia, Sindicato dos Fazendários da Bahia (Sindsefaz), além dos apoios da Associação Bahiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), Associação Bahiana de Imprensa (ABI) e Soma Impressões.

Fonte: Sinjorba
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: