BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA

Monalisa participa de reunião emergencial na sede da UPB com mais de 130 prefeitos


A prefeita de Ibicaraí, doutora Monalisa Tavares, participou na tarde de segunda-feira, dia 11 de setembro, no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador, de uma grande reunião - de caráter emergencial - com mais de 130 prefeitos baianos para discutir estratégias e buscar caminhos para enfrentar queda sequencial no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Durante a reunião ficou definido que nos dias 3 e 4 de outubro ocorrerá uma grande mobilização, em Brasília para viabilizar pautas municipalistas, incluindo a queda das receitas do município, além de reforçar a luta pela aprovação da redução da alíquota do INSS e buscar apoio junto ao Congresso Nacional e que o Governo Federal libere o Apoio Financeiro aos Municípios (AFM) em caráter de emergência.
Na oportunidade Monalisa citou o repasse do mês de setembro desse ano, que teve uma queda de quase 30%, se comparado ao mesmo período de 2022. “Nossa receita caiu e as despesas só aumentaram. Fica difícil para qualquer pequeno município, que vive basicamente do FPM, administrar despesa maior que receita. Precisamos nos unir e juntos buscar uma solução”, disse Monalisa Tavares, prefeita de Ibicaraí e Conselheira da UPB.
“Ao todo, 58% dos municípios baianos estão no vermelho, sem perspectivas de resolver os problemas de imediato. A situação dos municípios no Nordeste segue crítica, como na Bahia, onde mais de 80% dos municípios são de pequeno porte e dependem das transferências da União”, disse o prefeito Quinho de Belo Campo, presidente da UPB.

Texto e fotos: Ascom Prefeitura de Ibicaraí
Data: 12.09.2023
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: