Gastróloga da Faculdade Madre Thaís se destaca com receita de moqueca de palma forrageira

A gastróloga Zeneide Dias

Mais uma egressa do curso de Gastronomia da Faculdade Madre Thaís – atualmente sob a gestão do Grupo da Faculdade de Ilhéus – ganha destaque na mídia. Trata-se da gastróloga Zeneide Dias, 65, natural da região de Irecê e residente em Ilhéus, que fez a releitura da Moqueca de Palma, exibida pelo programa Bahia Rural da Rede Bahia de Televisão.
Zeneide elaborou uma receita com a palma de nome científico Opuntia ficus-indica, espécie mais comum de cacto comestível, que apresenta o caule em formato de raquetes de tamanho oval, medindo até 50cm, considerada principal alternativa de alimentação de bovinos, ovinos e caprinos do semiárido brasileiro, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- Embrapa.
“Quis trazer o sertão para o mar. Não temos o dendê na região de Irecê, utilizamos o coco licuri. Por isso, fiz esse casamento, a palma de lá, com o dendê daqui, e acrescentei o camarão. Agreguei banana da terra e finalizei com o palmito pupunha da região, que também comprei e preparei a conserva para enfeitar o prato”, explicou.
A gastróloga Zeneide Dias conta que mora em Ilhéus, há 16 anos, onde trouxe os filhos para estudar. “Minha filha se formou na Faculdade de Ilhéus, em Enfermagem, e meu filho fez Pedagogia, com ênfase em Pedagogia da Matemática, na Uneb. Quando eles se graduaram, eu disse: agora é a minha vez. Durante a pandemia da covid-19, para não ficar ociosa, resolvi fazer o curso de Gastronomia na Madre Thaís, fiz uma parte on-line, em torno de dois semestres, e depois presencial”, acrescentou.
“Cozinho desde jovem. Minha mãe delegava os pratos especiais a mim para fazê-los. E o curso de Gastronomia, que conclui em março, é uma homenagem a minha mãe, Isabel Miranda Dias, que chamava a gastronomia de arte culinária. Fui uma aluna assídua, era monitora em tudo que aparecesse. Apaixonada pelos temperos, falo que sou a malha dos temperos”, relata. Recentemente, Zeneide foi convidada para preparar uma releitura da Moqueca de Palma, no programa Bahia Rural, apresentado pela jornalista Georgina Maynart. Ela também apresenta receitas na TV Cacau, semanalmente, no programa Cores e Sabores, de Geraldina Santos.
Prato Autoral - Flor de Cactus é o nome do prato autoral de Zeneide Dias, que foi submetido à banca de avaliação para obtenção do título de tecnóloga em Gastronomia pela Faculdade Madre Thaís. A receita é feita com carne de bode marinada, assada no braseiro e envelopada ao forno, servida com creme agridoce do fruto da palma forrageira.
“Coloquei o nome Flor de Cactus, por retirar o fruto da palma para usá-lo como a estrela da apresentação. Dei mais ênfase a essa criação, transformar a fruta da palma em um creme agridoce para acompanhar a carne. Havia receio de que os examinadores pudessem não gostar da carne de bode. Mas o pessoal da avaliação, cuja banca foi composta por cinco pessoas, comeu e repetiu”, declara Zeneide com entusiasmo.
Ela explica que o bode ficou tipo carne de fumeiro. Foi marinado no congelador por três meses, depois “braseado” com bastante ervas, para que a carne adquirisse o aroma com a defumação. Em seguida, levado ao forno, no papel alumínio, em uma camada de cebola. O envelope de papel alumínio é para fazer uma nova cocção, para amolecer as fibras.

Moqueca de Palma

Ingredientes

300 g de folha de palma forrageira

300 g de carne de charque

2 bananas da terra verdes em rodelas

300 g de camarão fresco

200 ml de leite de coco fresco

200 ml de azeite de dendê

50 ml de azeite de oliva

1 cebola grande cortada em cubos

2 tomates

1 maço de coentro largo

Tempero caseiro com especiarias a gosto

1 porção de palmito em rodelas

Modo de preparo

Inicialmente, retire as espículas (falsos espinhos) da palma, com uma faca. Depois, corte-a em tiras bem finas e leve-as ao fogo com água e sal até ferver. Escorra e lave-as para retirar mais a viscosidade.
Adicione o azeite de oliva e a cebola cortada e mexa um pouco até as tiras murcharem. Em seguida, adicione a banana, a carne de charque dessalgada e desfiada, o tempero caseiro, o tomate, um pouco de coentro e a palma, e deixe ferver um pouco.
Acrescente um pouco mais de tempero pronto, o azeite de dendê e o leite de coco para deixar a receita cremosa. Adicione mais coentro e os camarões limpos e temperados. Deixe cozinhar.
Após cinco minutos, adicione o palmito e deixe ferver por mais três minutos. Sirva a moqueca de palma acompanhada de arroz.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: