EUA alerta que seguirá expulsando migrantes após fim de medidas sanitárias

Foto: Reprodução

O governo dos Estados Unidos advertiu que vai continuar deportando os migrantes que tentam entrar sem usar as “vias legais” a partir desta sexta-feira (12), apesar do fim das restrições fronteiriças decretadas durante a pandemia.
Às 23H59 de quinta-feira em Washington (0H59 de Brasília, sexta-feira), o governo americano suspendeu o chamado Título 42, uma regra ativada durante a pandemia para supostamente conter a propagação da covid-19, mas que na prática foi usada quase 2,8 milhões de vezes para expulsar migrantes e impedir a solicitação de asilo.
Longe de causar alívio, o fim do Título 42 provocou uma grande confusão e frustração do lado mexicano da fronteira.
Em um contexto de pré-campanha eleitoral para as presidenciais de 2024, em que a imigração é um tema recorrente, o governo do presidente democrata Joe Biden adotou medidas para tentar frear a possível chegada em massa de migrantes à fronteira com o México.
Isso foi feito combinando “vias legais” com um endurecimento das condições de asilo, medidas que os republicanos, em particular seu antecessor e futuro adversário nas eleições Donald Trump, consideram insuficientes.
Alguns migrantes tentaram atravessar a fronteira até as últimas horas da quinta-feira.
Quase 1.300 pessoas, incluindo famílias bebês, cruzaram a fronteira na altura de Ciudad Juárez, no México, mas a patrulha de fronteira americana interceptou o grupo. (Leia mais)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: