Entenda por que o Dia das Mães é comemorado no segundo domingo de maio

Este ano, a data é celebrada no dia 14

O Dia das Mães, data cheia de emoção e declarações de amor, é celebrado neste domingo, 14 de maio. Mas, você sabe o motivo da data ser celebrada no segundo domingo do mês?
Antes, precisamos entender a história por trás da data: o Dia das Mães foi idealizado por Anna Jarvis, que desejava homenagear a sua mãe, a ativista Ann Jarvis, após a sua morte, no dia 9 de maio de 1905. Com o tempo, ela se engajou para que a data fosse decretada em todo os Estados Unidos como uma forma de homenagear todas as mães.
Após muita luta, ela conseguiu com que os americanos aderissem à comemoração e, em 1910, o estado que sua mãe atuou como ativista, a Virgínia Ocidental, tornou o Dia das Mães oficial. Mas foi só em 1914 que o Congresso norte-americano estabeleceu o segundo domingo de maio como a data para a celebração.
Essa comemoração foi oficialmente instituída no Brasil durante o governo de Getúlio Vargas, em 1932, através dos esforços do movimento feminista brasileiro, e, seguindo a determinação americana, ficou decido que a data também seria celebrada aqui no segundo domingo de maio.

Por Laís Maia Sob Supervisão da Editora Camila Salles
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: