Daniela Borges, presidente da OAB-BA, está na disputa para ser indicada como ministra substituta do TSE

Por Edu Mota, de Brasília

Foto: Paulo Victor Nadal/ Bahia Notícias

A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia (OAB-BA), Daniela Borges, foi eleita nesta quarta-feira (31) pelos ministros do Supremo Tribunal Federal para a lista tríplice que será enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem cabe decidir o nome que irá preencher uma vaga de ministro substituto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A baiana Daniela Borges compõe a lista tríplice junto com as advogadas Edilêne Lobo e Marilda Silveira.
A vaga de ministro substituto foi aberta nesta quarta (30), por conta da posse do então ministro substituto, André Tavares, como ministro efetivo da Corte. A lista com os nomes das três advogadas foi selecionada pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, e referendada integralmente pelos ministros do STF.
Advogada há mais de 20 anos, Daniela Borges, que também é professora na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e na Faculdade Baiana de Direito, foi eleita em dia 24 de novembro de 2021 para presidir a Seção OAB na Bahia. Daniela foi a primeira advogada eleita para a OAB-BA nos 90 anos de existência da entidade, e tem na defesa dos direitos das mulheres e das advogadas um dos seus ideais de vida.
A presidente da OAB-BA está na disputa contra duas advogadas defendidas por lideranças do PT. Marilda Silveira é ligada ao ministro da Justiça, Flávio Dino, e Edilene Lôbo já advogou para o PT, e tem apoio de setores do partido. Marilda Silveira e Edilene Lôbo são oriundas de Minas Gerais.
Daniela também concorreu à vaga de ministra titular do TSE, porém acabou preterida pelo presidente Lula, que nomeou Floriano de Azevedo Marques Neto e André Ramos Tavares para a Corte eleitoral.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: