Lula confirma ida à coroação do rei Charles III


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou na segunda-feira (17) que vai comparecer à cerimônia de coroação do rei Charles III, marcada para 6 de maio, na Abadia de Westminster, em Londres. A informação foi confirmada pela presidência da República à Band.
Na viagem, o presidente Lula deve aproveitar para ter uma reunião bilateral com o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak. Ainda não há maiores informações sobre a agenda.
Até a confirmação, a ida de Lula à cerimônia de coroação era dada como incerta, já que na conversa por telefone entre os líderes, em 6 de março, o Planalto não divulgou se houve a formalização do convite. Na época, conversaram sobre parcerias, mudança climática e meio ambiente.
A previsão inicial era de que o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, representasse o Brasil na cerimõnia. Porém, com a confirmação, o Itamaraty cuida dos preparativos para a viagem e elaborar a agenda do presidente.
Antes de desembarcar em Londres, Luiz Inácio Lula da Silva fará duas viagens oficiais para Portugal e Espanha entre os dias 21 e 26 de abril. A informação foi confirmada pelo Itamaraty em 11 de abril.
Lula deve visitar Portugal entre os dias 21 e 25 de abril, conforme divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores, e ainda no dia 25 embarca para Madri, na Espanha, onde vai cumprir agenda oficial. Ainda não foram divulgados maiores detalhes sobre as viagens.
Rei Charles III assumiu a monarquia britânica logo após a morte da sua mãe, a rainha Elizabeth II, em setembro do ano passado.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: