Pensando nas eleições, Bruno Reis dialoga com Renata Abreu para alocar “blocão” de vereadores no Podemos

Por Mauricio Leiro

Foto: Divulgação

As articulações políticas do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), têm chegado em Brasília. As informações obtidas pelo Bahia Notícias apontam que Bruno estaria em diálogo constante com a deputada federal e presidente nacional do Podemos, Renata Abreu. Com boa relação, Bruno estaria tentando ajustar uma estratégia para o partido para as eleições municipais.
A ideia é que o Podemos componha um dos "blocões" de vereadores para a disputa de 2024. A estratégia de Bruno Reis passaria pela montagem de grandes chapas partidárias entre os aliados para eleger o maior número de vereadores entre as legendas que apoiem a reeleição.
A organização do Podemos também passa pelo apoio do presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, o vereador Carlos Muniz (PTB). A migração de Muniz ao Podemos, conseguindo "comandar" e "organizar" a chapa do partido seria um dos trunfos para deixar a candidatura de Bruno ainda mais competitiva. A possibilidade já havia sido apontada pelo Bahia Notícias (veja aqui).
O movimento seria também um atrativo para atrair o apoio de vereadores que, atualmente, não compõem de forma aberta o apoio ao governo (veja mais aqui). A manobra também "apaziguaria" de forma definitiva os ânimos na Câmara, mantendo o processo legislativo de Salvador pacificado até o pleito no final de 2024.

PODEMOS APÓS O PSC

Na Bahia, o Podemos tem sofrido com uma certa divisão. A fusão de Podemos e PSC (reveja aqui) também passou por alguns acordos entre as lideranças de ambas legendas. Ao Bahia Notícias, o deputado federal Raimundo Costa (Podemos) indicou que o pacto realizado entre as lideranças prevê a divisão da presidência de forma igual.
O ajuste passa pela repartição em dois biênios, ficando o primeiro a cargo do PSC, que indicou Heber Santana para assumir o posto, e o segundo biênio com Raimundo, chegando para o posto a partir de 2025 (relembre aqui).
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: