Jerônimo discute implementação de projeto de desenvolvimento sustentável da Mata Atlântica em Brasília


Foto: Divulgação / SDR

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) se reuniu com representantes do Governo do Estado e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) para debater a implementação do programa Parceiros da Mata. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Rural, o projeto é voltado para o desenvolvimento sustentável da Mata Atlântica da Bahia.
O Parceiros da Mata será executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à SDR. O objetivo é promover uma transformação produtiva sustentável para a melhoria da qualidade de vida de 100 mil famílias de comunidades rurais dos territórios de identidade Baixo Sul, Litoral Sul e Vale do Jiquiriçá.
O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, explicou que a empresa está em finalização de um acordo de empréstimo com o Fida para a execução do projeto Pró-Semiárido, iniciado em 2015. “Com isso, estamos negociando o novo acordo de empréstimo para o Parceiros da Mata, que terá uma grande oportunidade de levar políticas públicas mais sistêmicas, olhando a questão da sustentabilidade”.
Jeandro destacou que o cacau é predominante na região que será atendida pelo novo projeto. “O cacau está debaixo da Mata Atlântica, onde temos o sistema cabruca, e esse acordo de empréstimo vai nos dar ainda mais oportunidades com investimentos nessas regiões, atendendo os agricultores e agricultoras familiares, assentados da reforma agrária e os povos e comunidades tradicionais de 61 municípios. Uma grande revolução a partir de 2023”.
Com investimento previsto de U$ 100 milhões do Banco Interamericano (BID), U$ 18 milhões do FIDA e U$ 32 milhões do Estado, a iniciativa deve ter duração de sete anos. A expectativa é de que 100 mil famílias, nas regiões do Baixo Sul, Litoral Sul e Vale do Jiquiriçá, sejam beneficiadas com sistemas produtivos resilientes, iniciativas de proteção e recuperação ambiental, abastecimento de água, acesso às fontes de energia renovável e inclusão digital.
Entre as ações a serem executadas estão investimentos em sistemas produtivos resilientes e iniciativas de proteção e recuperação ambiental, abastecimento de água, acesso a fontes de energia renovável e inclusão digital.
Estiveram presentes também o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Osni Cardoso, e a secretária de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), Larissa Moraes, entre outras autoridades.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: