Governo apresenta projeto de aplicativo para cooperativa de moto e bike de entregadores


Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

O Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) apresenta o ‘Projeto Cooperativa de Plataforma e Aplicativo para moto e bike entregadores de Salvador’ na quinta-feira (9), às 9h, no auditório do Parque Tecnológico da Bahia,. O projeto tem como objetivo assessorar a formação de cooperativas de plataforma, com a participação mínima de 100 motos e bikes como uma alternativa aos serviços de entrega online oferecidos por empresas.
Na abertura do evento, a Setre apresenta o projeto com a participação de representantes do Ministério Público do Trabalho, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel– BA), do Sindicato de Motos da Bahia (Sindmoto), da empresa Softex Campinas e da Rede Estadual de Economia Solidária. Em seguida, às 10h, o titular da Setre, Davidson Magalhães, faz palestra sobre políticas públicas para a categoria de motos e bikes de entregadores.
Com investimento de mais de R$ 770 mil reais, por meio do Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad), o projeto prevê a prestação de serviços técnicos especializados para o desenvolvimento, implantação, suporte e manutenção de um aplicativo no formato marketplace para o gerenciamento de toda a logística de entrega da cooperativa pela plataforma.
Segundo o governo, a ideia do projeto surgiu durante a pandemia da covid-19, com o aumento dos trabalhadores em serviços de entrega e em condições de precarização. Em Salvador estima-se que existam mais de 15 mil motos e bikes de entregadores. Estudos indicam que esses trabalhadores operam como autônomos, a maioria (65%) está na faixa de 26 a 41 anos e a quase totalidade (98%) não possui seguro devido aos altos custos cobrados pelas operadoras.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: