Fabricante chinesa BYD fecha acordo para assumir lugar da Ford em Camaçari


Foto: Rafael Martins / UOL

A BYD, considerada a maior fabricante de carros elétricos do mundo, entrou em acordo com a Ford e assumirá o Polo Automotivo de Camaçari, com anúncio oficial programado para o próximo mês pela presidência da empresa multinacional. As informações são do portal UOL.
De acordo com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a se envolver na negociação para a vinda da fabricante chinesa à Região Metropolitana de Salvador.
Na próxima semana, a comitiva chinesa chegará ao Brasil para estudar o modelo de negócio, confirmar o número de produtos, a fábrica de automóveis, ônibus e caminhões e beneficiamento de lítio e por fim, analisar o início da produção para 2024.
Segundo o portal, o planejamento industrial terá como objetivo 30 mil veículos, podendo chegar à capacidade produtiva de 150 mil unidades ano. A BYD Auto Brasil fabricará para o mercado interno, além de focar na exportação dos produtos.
A BYD planeja investir cerca de R$ 3 bilhões na instalação de três fábricas na Bahia, gerando cerca de 1.200 empregos diretos durante o período de implantação. O dado é do protocolo de intenção já assinado.
De acordo com o cronograma, todas as unidades começam a ser implantadas no próximo semestre. Duas delas devem estar concluídas em setembro de 2024, com início de operação em outubro. A terceira tem conclusão prevista para dezembro do mesmo ano, com início de operação em janeiro de 2025.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: