Do acesso à semifinal do Baianão: Itabuna começou planejamento antes de disputar a Série B de 2022

Por Leandro Aragão

Foto: Laura Lopes / Itabuna

Geralmente quando sobe de divisão, a expectativa é que o time lute para não ser rebaixado logo no seu primeiro ano. Assim como fez o Barcelona de Ilhéus na última edição, o reestreante Itabuna não apenas evitou a queda como abocanhou uma vaga na semifinal do Baianão 2023. Após um bom início de competição, o Dragão do Sul oscilou, mas conseguiu se manter no G-4 ao final da primeira fase e terminou em quarto lugar com 15 pontos, dois a mais que o quinto. A classificação veio com a goleada sobre o Bahia por 4 a 0, na última rodada. Para o presidente Rodrigo Dantas, o feito alcançado é fruto de um trabalho que começou antes mesmo da disputa da Série B estadual de 2022.
"A classificação para a gente é uma coroação de um trabalho que vem sendo realizado desde o planejamento que a gente fez no retorno ano passado para a Segunda Divisão", resumiu em entrevista ao Bahia Notícias.
Foto: Felipe Carregosa / Itabuna

Ainda segundo Dantas, a diretoria chegou a cogitar entrar na Série B de 2021. No entanto, a pandemia global do novo coronavírus, iniciada em 2020, obrigou a cúpula do Dragão do Sul a adiar os planos por uma temporada.
"Tivemos a oportunidade de voltar em 2021, mas preferimos esperar por causa da pandemia para que pudéssemos estruturar melhor e voltar com chances de realmente subir e foi o que aconteceu, acabamos sendo campeões", disse.
Com o título da segunda divisão do ano passado na sala de troféus, a diretoria deu sequência ao trabalho de planejamento, desta vez com foco na disputa da elite.
"Continuamos com o planejamento. Logo após a competição iniciamos o planejamento para o ano de 2023 na primeira divisão. Começamos os trabalhos já em novembro, com trabalho mesmo de campo, de treinamento. Permanecemos com o nosso técnico Serginho [Araújo], montamos a comissão técnica e começamos a buscar os atletas. Tudo isso com antecedência. Tudo foi planejado para que a gente pudesse conquistar os objetivos", falou o dirigente. "O primeiro objetivo era permanecer na primeira divisão. O segundo era classificar para a semifinal", continuou.
Rodrigo Dantas e Sérgio Araújo (no meio) | Foto: Divulgação / Itabuna

ADVERSÁRIO BILIONÁRIO

Na semifinal, o Itabuna vai enfrentar o Bahia. Por ter fechado a primeira fase na liderança da tabela com 21 pontos, o Tricolor terá a vantagem de decidir o confronto em casa. Rodrigo Dantas admitiu a superioridade do adversário, que recentemente recebeu um investimento bilionário com a venda da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) para o poderoso Grupo City. No entanto, o mandatário acredita que sua equipe pode surpreender em campo e avançar para a final.
"Vamos pegar o Bahia com toda a estrutura que tem, mas a gente também vai buscar o nosso objetivo que é classificar para a final e buscar o troféu. Dentro de campo são 11 contra 11, claro que temos que respeitar todos os adversários, inclusive o Bahia, mas vamos buscar a vitória e a classificação. Acreditamos realmente que temos essa capacidade. A competição foi muito desgastante, tivemos altos e baixos. Teremos tempo para recuperar, mais tempo ainda para treinar e enfrentar o Bahia. Acreditamos que podemos conquistar a vaga para a final. Estamos com uma estrutura muito boa, estamos dando estrutura aos atletas nos treinamentos, fazemos todo o acompanhamento tanto nutricional como com suplementos. Tudo isso para tentar igualar um pouco essa questão estrutural de montagem de equipe, né? A gente sabe que o Bahia tem todo um um know-how de primeira divisão do Campeonato Brasileiro, mas a gente tem também atletas e comissão técnica que tem a nossa confiança. Podemos surpreender sim", apostou.
Itabuna goleou o sub-20 do Bahia na primeira fase do Baianão | Foto: Laura Lopes / Itabuna

O primeiro jogo entre o Dragão do Sul e o Tricolor ficou marcado para o próximo dia 11, no outro sábado, às 16h, no Estádio Antônio Elias Ribeiro, em Camacã. Enquanto a partida de volta ficou para o sábado seguinte (18), no mesmo horário, na Arena Fonte Nova.

DE OLHO NO CALENDÁRIO DE 2024

Além do sonho de brigar pelo título da elite, chegar na final representa ao Itabuna ter calendário no próximo ano. Por estar retornando à Série A estadual, a equipe profissional não terá mais compromissos no restante do ano. A menos que a Federação Bahiana de Futebol (FBF) finalmente reative a Copa Governador do Estado. O torneio não é realizado desde 2016, mas sempre aparece entre as disputas da temporada promovidas pela entidade.
"Nós subimos no ano passado, por causa disso a gente só tem o calendário do Campeonato Baiano do profissional. Acabou o estadual não tem mais calendário. Então, as vagas agora que estão em disputas aí serão muito importantes para que a gente possa fazer um trabalho para 2024", comentou.
O Baianão distribui vagas para a Série D do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Copa do Nordeste, além da fase preliminar do torneio regional. Dantas destacou que se classificar para essas competições é importante para a sequência da reestruturação do clube.
"Nosso trabalho tem sido de reestruturar o Itabuna para que realmente venha a se fixar entre os melhores da Bahia, do Nordeste, enfim, quanto mais a gente puder crescer. Então, vamos precisar de calendário e vamos buscar trabalhar para conseguir essas vagas, na Série D, na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste. A Pré-Copa do Nordeste já está garantida", pontuou. "Série D vamos buscar, porque são duas para o Campeonato Baiano e uma para a Copa Governador do Estado. Se não tiver a Governador do estado, a gente também já vai estar garantido. E a Copa do Brasil serão os três melhores da competição, então vamos buscar. Se conseguirmos passar, acredito que podemos passar pelo Bahia, chegar na final para garantir também a Copa do Brasil. Aí fazemos o calendário todinho", finalizou.
Itabuna conquistou o título da Série B estadual de 2022 | Foto: Divulgação / Itabuna
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: