Deputado Vitor Azevedo propõe concessão de título de cidadão baiano a João Roma

Por Lula Bonfim

Vitor Azevedo e João Roma | Foto: Reprodução / Redes Sociais

O deputado estadual Vitor Azevedo (PL) propôs uma resolução para conceder o título honorífico de cidadão baiano ao colega de partido João Roma (PL), ex-ministro da Cidadania durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).
O parlamentar da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) jjustifica o pedido para a concessão do título com base na atuação de Roma como homem público e pela relação dele com o estado.
“João atualmente é presidente regional do Partido Liberal (PL) na Bahia e tem se dedicado a fortalecer a legenda e os valores de direita, construindo uma oposição firme, responsável e coesa que luta para que a Bahia seja um destaque positivo no Brasil. Em tratando-se do cenário nacional, Roma revela que sonha com um futuro próspero e que possamos superar mazelas históricas da nossa nação”, diz a justificativa elaborada por Azevedo.
João Roma nasceu em Recife, em 17 de novembro de 1972, e se mudou para Salvador em 2002, onde mora desde então. Ele se casou com a baiana Roberta Roma, hoje deputada federal pelo PL, e tem dois filhos nascidos na capital do estado.
Em 2013, Roma começou a trabalhar na prefeitura de Salvador, como chefe de gabinete do então prefeito ACM Neto (União). Em 2018, ele deixou o posto, se candidatou a deputado federal – à época pelo Republicanos – e foi eleito com 84.455 votos.
Em fevereiro de 2021, ele foi nomeado ministro da Cidadania pelo então presidente da República, Jair Bolsonaro, e se manteve no posto até março de 2022, quando deixou o ministério para se candidatar a governador da Bahia. Nas eleições, ele foi derrotado ainda no primeiro turno, obtendo apenas 9,08% dos votos válidos.
Roma recebeu, em 2016, o título de cidadão soteropolitano na Câmara de Vereadores de Salvador.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: