BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA

Alunos de Fisioterapia levaram serviços à Daten Tecnologia, no Dia da Mulher, em Ilhéus

Com a finalidade de comemorar o transcurso do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, estudantes do curso de Fisioterapia da Faculdade Madre Thaís (FMT) ofereceram serviços de promoção à saúde do trabalhador às funcionárias da empresa Daten Tecnologia, instalada em Ilhéus. A atividade faz parte do estágio supervisionado em saúde coletiva, sob a supervisão da docente preceptora Daniele Moreno.
Como parte do programa de prevenção a doenças ocupacionais, a empresa aproveitou essa comemoração para oferecer vários serviços às funcionárias da empresa, dentre eles, o de fisioterapia, com ações de ginástica laboral, orientações posturais, dry needling e liberação miofascial.
O esforço repetitivo está entre as principais causas de LER/DORT, problema que tem levado muitos trabalhadores ao afastamento de suas atividades laborativas, devido as dores, desconfortos e limitações funcionais causados pela doença. Os distúrbios osteomusculares ocupacionais mais frequentes são as tendinites (particularmente do ombro, cotovelo e punho), as lombalgias (dores na região lombar) e as mialgias (dores musculares) em diversos locais do corpo.
A coordenadora do curso de Fisioterapia, professora doutora Karla Gresik, salienta que nessa conjuntura, as empresas devem investir em programas voltados para a prevenção de LER/DORT. “E a fisioterapia pode atuar nesse objetivo, contribuindo com a ergonomia dos ambientes e mobiliários, orientação postural dos funcionários e pelo oferecimento de técnicas manuais e cinesioterapêuticas que visem o fortalecimento de grupos musculares estabilizatórios e relaxamento das musculaturas mais exigidas”, explica.
A professora Karla Gresik enfatiza que essas parcerias com empresas “oportunizam aos alunos, espaços de interlocução para trabalhar as competências e habilidades que aprenderam de forma teórica durante a formação acadêmica. Dessa forma, tanto alunos como a empresa são beneficiados”, acrescenta.


Atualmente, a gestão da Faculdade Madre Thaís é realizada pelo Grupo da Faculdade de Ilhéus.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: