Alunos de Fisioterapia levaram serviços à Daten Tecnologia, no Dia da Mulher, em Ilhéus

Com a finalidade de comemorar o transcurso do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, estudantes do curso de Fisioterapia da Faculdade Madre Thaís (FMT) ofereceram serviços de promoção à saúde do trabalhador às funcionárias da empresa Daten Tecnologia, instalada em Ilhéus. A atividade faz parte do estágio supervisionado em saúde coletiva, sob a supervisão da docente preceptora Daniele Moreno.
Como parte do programa de prevenção a doenças ocupacionais, a empresa aproveitou essa comemoração para oferecer vários serviços às funcionárias da empresa, dentre eles, o de fisioterapia, com ações de ginástica laboral, orientações posturais, dry needling e liberação miofascial.
O esforço repetitivo está entre as principais causas de LER/DORT, problema que tem levado muitos trabalhadores ao afastamento de suas atividades laborativas, devido as dores, desconfortos e limitações funcionais causados pela doença. Os distúrbios osteomusculares ocupacionais mais frequentes são as tendinites (particularmente do ombro, cotovelo e punho), as lombalgias (dores na região lombar) e as mialgias (dores musculares) em diversos locais do corpo.
A coordenadora do curso de Fisioterapia, professora doutora Karla Gresik, salienta que nessa conjuntura, as empresas devem investir em programas voltados para a prevenção de LER/DORT. “E a fisioterapia pode atuar nesse objetivo, contribuindo com a ergonomia dos ambientes e mobiliários, orientação postural dos funcionários e pelo oferecimento de técnicas manuais e cinesioterapêuticas que visem o fortalecimento de grupos musculares estabilizatórios e relaxamento das musculaturas mais exigidas”, explica.
A professora Karla Gresik enfatiza que essas parcerias com empresas “oportunizam aos alunos, espaços de interlocução para trabalhar as competências e habilidades que aprenderam de forma teórica durante a formação acadêmica. Dessa forma, tanto alunos como a empresa são beneficiados”, acrescenta.


Atualmente, a gestão da Faculdade Madre Thaís é realizada pelo Grupo da Faculdade de Ilhéus.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: