Cientistas imprimem modelo 3D de coração humano


Foto: Divulgação

Em um novo estudo publicado pela revista científica Science Robotics, uma equipe de pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) conseguiu realizar um feito inédito, a impressão em 3D de um modelo exato de um coração humano.
Para tal, os pesquisadores utilizaram exames de imagem para mapear um modelo tridimensional do órgão e replicá-lo com exatidão em uma impressora 3D utilizando um polímero, o modelo era capaz, inclusive, de simular os batimentos cardíacos.
De acordo com o cardiologista Dr. Roberto Yano, o novo procedimento pode revolucionar os tratamentos de doenças cardíacas e aumentar exponencialmente o arsenal terapêutico.
“Com essa nova possibilidade de imprimir um modelo exato do coração do paciente será possível ter acesso a informações muito precisas, e que combinadas com os exames já existentes, permitirão aumentar a precisão do diagnóstico e de cirurgias cardíacas, tornando-as menos invasivas, uma vez que será possível, inclusive, simular o procedimento anteriormente para analisar e reverter possíveis complicações” Explica.
No entanto, Dr. Roberto Yano pondera que ainda são necessários avanços para que a tecnologia se torne mais barata e acessível.
“Ainda é necessário desenvolver melhor a tecnologia de impressão 3D para uso na cardiologia, já existem outros procedimentos que utilizam o equipamento, mas são igualmente caros e inacessíveis à comunidade médica em geral, são necessários maiores investimentos na área, os benefícios para a saúde dos pacientes são incalculáveis”.
Em 2019, cientistas já haviam conseguido reproduzir um modelo mais simples de coração utilizando a impressão 3D e biotecnologia, utilizando tecidos simples feitos com células-tronco, o órgão artificial conseguiu reproduzir as válvulas e vasos sanguíneos, mostrando que existem grandes possibilidades para a tecnologia.

Sobre Dr. Roberto Yano

Dr. Roberto Yano é médico cardiologista e especialista em Estimulação Cardíaca Artificial pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e AMB. Atualmente suas redes sociais, que traz a #amigosdocoracao, contam com um número expressivo de seguidores. São mais de 2 milhões engajados e distribuídos nos canais do Facebook, Youtube e Instagram.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: