Margareth Menezes recebe relatório preliminar do Iphan sobre os danos causados nas sedes dos Três Poderes


Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, recebeu o relatório preliminar do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) sobre os danos causados durante os atos de terrorismo e vandalismo no dia 8 em Brasília, quando bolsonaristas invadiram a Praça dos Três Poderes. O documento que “de maneira geral a maioria dos danos aos edifícios são reparáveis” será publicado no site do Iphan.
No documento, restrito a seis espaços, é possível encontrar levantamento do “piso, parede e teto” dos edifícios do Palácio Planalto, do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal, do Museu da Cidade e do Espaço Lúcio Costa, além da Praça dos Três Poderes.
Para o coordenador técnico da Superintendência do Iphan no Distrito Federal, Maurício Goulart, após ser finalizado, o levantamento ajudará nas decisões e possibilitará o pleno restabelecimento completo dos edifícios.
“De maneira geral, a maioria dos danos aos edifícios são reparáveis. Nessa primeira leva, avaliamos piso, parede e teto, o que abrange vidros, portas, arrombamentos, pisos, forros. Coisas que, inclusive, já estão sendo reparados”, disse Goulart.
Ainda segundo Goulart, apenas com o avanço dos trabalhos e com as análises a serem feitas por técnicos de cada área é que se vai poder afirmar definitivamente se os danos são ou não irreparáveis.
Em um segundo momento, o Iphan avaliará os bens móveis danificados ou destruídos pelos invasores que, descontentes com o resultado das eleições, vandalizaram prédios e áreas públicas dos Três Poderes.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: