Unidades de Saúde da Família em Ibicaraí realizam ações alusivas ao Novembro Azul

A prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou durante essa semana (de 21 a 25 de novembro) ações alusivas ao Novembro Azul (mês de prevenção ao câncer de próstata) em algumas Unidades de Saúde da Família (USF) da sede e distritos.
A USF Lauro Figueiredo Pires realizou a ação “Todos unidos pelo diabetes e câncer de próstata” e contou com orientações, informações e conscientização de profissionais da área de saúde quanto aos cuidados frente a essas patologias. Na oportunidade foram realizados aferição de PA, teste de glicemia, solicitação de exame hemoglobina glicada e solicitação de exame PSA total, além de teste RT-PCR, Covid-19 e orientação sobre saúde bucal.
Na USF Manoel de Carvalho Batista, no bairro Corina Batista, as atividades alusivas ao Novembro Azul contaram com atividades físicas, diversos testes rápidos, palestras sobre os temas e uma apresentação teatral.
A USF Silvino Pires está em reforma e a ação do Novembro Azul aconteceu no prédio do colégio Gilberto Amado na quarta-feira, dia 23. Na quinta-feira, dia 24, a ação aconteceu nas Unidade de Saúde Silvino Pires, no bairro do Luxo e na USF Nerícia Sales de Souza Menezes, no distrito da Salomeia.
“Nossas Unidades de Saúde da Família, além de atendimento diário, ainda seguem o cronograma anual de ações. Cada USF, realiza a ação de acordo com o planejamento que é feito dentro da Coordenação da Atenção Básica e NEP, e intensifica as ações durante esse período. Estamos no mês do Novembro Azul, voltado para os homens. É importante que o homem quebre essa barreira e vá ao posto, faça os exames necessários e cuide da saúde. Novembro também é mês de conscientização sobre a diabetes, por isso o reforço. Prevenir é sempre o melhor remédio”, disse Luna Tavares, secretária municipal de Saúde.

NOVEMBRO AZUL

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada no Brasil no mês de novembro e é dirigida especialmente aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Vale salientar que doenças como diabetes e as doenças cardíacas também entram na campanha.

Texto e fotos: Ascom Prefeitura de Ibicaraí
Data: 25.11.2022
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: