PEC da Transição segue indefinida e à espera de Lula em Brasília

Foto: Reprodução / Instagram

As negociações sobre a proposta de emenda à Constituição (PEC) da Transição seguem sem definição para um texto oficial. Na terça-feira (22), a equipe escalada pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com deputados e senadores para conseguir um acordo.
O grupo também espera o desembarque de Lula em Brasília para dar continuidade às tratativas com líderes e bancadas. O futuro chefe do Executivo chegaria na capital federal na noite de terça, mas teve a viagem adiada após passar por um procedimento médico, conforme publicado pelo Metrópoles.
A proposta garante o pagamento de R$ 600 para beneficiários do Auxílio Brasil (que voltará a se chamar Bolsa Família) e o aumento real do salário mínimo. A minuta do texto foi entregue ao Senado Federal na última quarta-feira (16/11) pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), coordenador transição.
A expectativa era de que o documento oficial estivesse pronto nesta quarta-feira (23/11), mas deve demorar mais alguns dias.
Apesar de estar sendo costurada no Congresso, a PEC deve enfrentar resistência no Senado ao ser apresentada devido ao tamanho no buraco do teto de gastos. A medida é uma tentativa de abarcar os gastos do novo governo para manter o benefício social do Auxílio Brasil em R$ 600 no próximo ano.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: