Remédio para diabetes que combate a obesidade é autorizado no Reino Unido

Por Bahia Notícias

Foto: Divulgação / Mounjaro

Uma substância ativa vem ganhando destaque por auxiliar no controle da diabetes e reduzir em até 20% do peso de pessoas com sobrepeso ou obesidade. Na semana passada, o medicamento conhecido comercialmente como Mounjaro, que utiliza tirzepatida em sua composição, foi aprovado pela agência regulatória de saúde do Reino Unido. As informações são do portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias.
O Mounjaro é uma caneta injetável criada para tratar a diabetes tipo 2. Ele imita a ação de saciedade produzida pelos hormônios GIP e GLP-1, que são liberados quando comemos. Em ensaios clínicos, ficou comprovado que ele melhora o metabolismo, reduz o apetite e ajuda a controlar o açúcar no sangue. O medicamento promete ter maior eficácia do que o Ozempic, com a substância ativa semaglutida.
Apesar de ter sido formulada para redução do açúcar no sangue, a tirzepatida tem sido apontada como uma nova promessa no combate à obesidade. O remédio já é autorizado para o tratamento contra diabetes e obesidade nos Estados Unidos. Na Inglaterra e no País de Gales, a previsão é de que esteja disponível nas farmácias em abril de 2023.
“O GIP e GLP-1 dizem ao pâncreas para liberar insulina e desencadeiam o sentimento de saciedade. Esses hormônios nos ajudam a digerir os alimentos corretamente e mantêm o açúcar no sangue estável. Como a tirzepatida imita o que GIP e GLP-1 fazem naturalmente no organismo, ela promove a sensação de saciedade e a perda de peso”, aponta Bruno Babetto, médico endocrinologista especialista em metabologia.
A tirzepatida não é autorizada para utilização no Brasil para nenhuma condição. Entretanto, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), há um pedido em análise que está dentro do prazo de avaliação do órgão.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta:


Adicione este site à tela inicial para acessá-lo mais rápido!