Independente do resultado eu me sinto um derrotado

O Brasil vai às urnas amanhã e independente do resultado eu já me sinto um derrotado. Sinto que tenho falhado no processo de fazer a minha parte e deixar um mundo melhor. Nos meus 54 anos de vida não tenho conseguido dar ao mundo, ao Brasil, à Bahia e à minha querida Ibicaraí, tudo o que me foi dado.
Olho para frente e não vejo uma luz no fundo do “meu túnel”. A minha geração está se indo e o que vejo é uma ‘geração futura’ sem o mínimo de vontade de fazer a diferença nesse nosso pequeno e degradado planeta. Jovens desanimados, com pouca vontade. Uma geração Nutella / TikTok. É importante ressaltar que toda regra tem exceção...
Assisti de camarote a última eleição e o que vi foi algo totalmente desanimador. Políticos sem propostas, pregando mentiras diariamente, arrotando uma pseudo honestidade, colocando a religião como pilar para uma possível eleição e nenhum projeto ou propostas verdadeiras voltadas para o povo e para o planeta.
O povo, por sua vez, transforma a eleição em uma partida de futebol, onde ele vira um torcedor insano, querendo a vitória a qualquer preço, sem medir consequências. Para o ‘povo’ o importante é ‘vencer a partida’ e se possível ficar com a bola.
Tenho visto propostas insanas, projetos kamikazes sem nenhuma responsabilidade ou compromisso com o povo, o país e o planeta. Não vejo um Brasil melhor, pois para melhorar o Brasil seria preciso um povo melhor, mais humano, mais solidário e menos egoísta.
Apesar de todo esse meu pessimismo e sentimento de fracasso, eu ainda acredito na raça humana. Não sei se viverei tempo suficiente para ver um mundo melhor, mas, enquanto viver vou continuar tentando - e principalmente orando - e plantando árvores por um Brasil, uma Bahia, e principalmente por uma Ibicaraí melhor!

Arnold Coelho
Plantando fé e árvores
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: