Sucessor do Ibope na área eleitoral, Ipec não fará tradicional pesquisa ‘boca de urna'

Foto: Reprodução / Agência Brasil

Não haverá pesquisas “boca de urna” no próximo domingo, dia 2 de outubro, conforme informações do jornal Gazeta do Povo. Nesse tipo de levantamento, os eleitores são entrevistados pelos institutos na saída dos locais de votação, o que garante maior segurança nos resultados.
O Ipec, instituto criado por ex-executivos do antigo Ibope Inteligência – setor responsável por levantamentos eleitorais e de torcedores no Ibope –, já garantiu que não realizará as tradicionais pesquisas do dia das eleições, que costumavam prever o resultado horas antes da apuração. O grupo informou que não foi contratado para fazer a amostragem.
O Ibope já não havia publicado as pesquisas boca de urna no segundo turno das eleições municipais de 2020. Em 2021, o instituto parou definitivamente de realizar levantamentos eleitorais e fechou o setor responsável. Devido a isso, os antigos executivos da área criaram o Ipec.
O Datafolha, instituto que costuma cobrar mais caro pelos levantamentos, também informou que não fará pesquisas boca de urna. De acordo com o grupo, eles não são contratados para fazer esse tipo de amostragem eleitoral há mais de 10 anos.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: