Setembro Verde: câncer de intestino – diagnóstico precoce aumenta chances de cura

Foto: Divulgação

Ao longo do mês, a campanha Setembro Verde vem para alertar sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de intestino. O tumor é considerado o terceiro tipo de câncer mais comum entre os brasileiros, ficando atrás apenas do de mama e próstata. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), nos últimos anos, a incidência da doença tem crescido, o que aumenta a necessidade da sua prevenção. Ainda segundo o Inca, são diagnosticados mais de 41 mil novos casos por ano no Brasil (20.540 em homens e 20.470 em mulheres).
O oncologista da Oncoclinicas Brasília, Nilson Correia, explica que a faixa etária mais acometida por este tipo de câncer é a de 60 a 65 anos. O médico alerta que esse tipo de tumor é considerado silencioso. “Quando os sintomas começam a surgir em geral são inespecíficos como em situações de doenças benignas. Quando o tumor produz vários sintomas associados muitas vezes já está em uma fase mais avançada, por isso a importância dos exames de rastreamento como a pesquisa de sangue oculto nas fezes e a colonoscopia a partir dos 45 anos de idade”, ressalta o especialista.
Estima-se que cerca de 90% dos casos de câncer de intestino ocorram devido aos maus hábitos de vida. “Sedentarismo, tabagismo, obesidade, dieta hipercalórica, rica em alimentos embutidos e pobre em frutas e vegetais são fatores que contribuem para o surgimento da doença”, afirma o oncologista da Oncoclínicas Brasília.

Sintomas que podem indicar câncer de intestino

Alteração do hábito intestinal (74% dos pacientes), ou seja, mudança repentina no funcionamento do intestino (diarréia ou constipação);
sangue nas fezes é o segundo sintoma mais comum e muitas vezes associado à mudança de hábito intestinal (51% dos pacientes);
Dor ou desconforto abdominal;
Fraqueza e anemia;
Perda de peso sem causa aparente.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: