Prefeitura de Ibicaraí faz AP para mostrar metas fiscais do 2º quadrimestre de 2022 e o PLOA 2023

A Prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria Municipal de Finanças e a Controladoria do município, realizou na manhã de sexta-feira, dia 23 de setembro, no plenário da Câmara de Vereadores, a segunda Audiência Pública (AP) do ano de 2022 para apresentar a Avaliação das Metas Fiscais do segundo quadrimestre de 2022 e na oportunidade foi apresentado o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA). A iniciativa obedece a legislação, que exige a divulgação - a cada quatro meses - de como são gastos os recursos públicos do município.
Estiveram presentes o vice-prefeito Adelson Oliveira, o secretário municipal de Finanças Odemir Céo; a controladora interna Líian Macedo; a chefe de gabinete Cris Arraes; a diretora de contabilidade Conceição Sueli Carvalho do Nascimento, o coordenador de auditoria administrativa Hugo de Souza Lima de Oliveira, além do assessor de contabilidade Rygner Andrade e o coordenador de Planejamento Cleiton Souza Dantas, ambos da Econtap Assessoria Contábil e público presente.
A apresentação das contas ficou a cargo de Rygner Andrade, que iniciou a apresentação pautando os seguintes tópicos: receita e despesas, receita corrente líquida, despesas com pessoal, duodécimo, despesa com saúde, despesas com o Fundeb, despesas com Educação, resultado primário, dívida consolidada e resultado nominal.
Em seguida, o assessor mostrou os números com relação às despesas para 2022 e as metas bimestrais. A despesa com pessoal no segundo quadrimestre ficou em 53,44%, dentro do limite permitido por lei.
Na Saúde o investimento em Ibicaraí com recursos próprios para o segundo quadrimestre foi de 14,27%, próximo dos 15% mínimos exigidos por Lei.
Na Educação o município investiu no segundo quadrimestre deste ano 24,96%, e também ficou próximo do esperado.
Rygner falou também sobre o resultado primário, a dívida consolidada e o resultado nominal das despesas do município.
Na parte final da Audiência Pública o coordenador de planejamento Cleiton Souza Dantas apresentou o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de Ibicaraí para o ano de 2023. O próximo passo será apresentar o projeto aos edis em sessão na Câmara de Vereadores para passar por discussão e aprovação.

Texto e fotos: Ascom Prefeitura de Ibicaraí
Data: 24.09.2022
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: