Mourão e Lira viajam para o exterior para não assumir presidência interinamente

Foto: Marcelo Camargo / EBC

O vice-presidente da República Hamilton Mourão (Republicanos) e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), irão viajar ao exterior para não ocupar a liderança no Palácio do Planalto interinamente. A dupla deve deixar o Brasil neste sábado (17), após viagem de Jair Bolsonaro (PL) à Inglaterra, para acompanhar o enterro da Rainha Elizabeth II.
Mourão e Lira farão a viagem para poder manter suas candidaturas nas eleições deste ano. O vice-presidente concorre a uma vaga no Senado pelo Rio Grande do Sul, enquanto Lira disputa reeleição para o posto de deputado federal no estado de Alagoas. A Constituição diz que presidente, vice-presidente, governadores e prefeitos precisam renunciar aos mandatos até seis meses antes das eleições para disputar um outro cargo.
Com a viagem de Bolsonaro, Mourão seria o próximo da “linhagem” para assumir a presidência de forma interina, depois dele, o presidente da Câmara, no caso Arthur Lira, é o terceiro nome da lista para ocupar o cargo.
Durante a viagem, a presidência será ocupada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que ainda tem mais quatro anos de mandato e não disputará as eleições deste ano. Bolsonaro deve retornar ao Brasil entre terça-feira (19) e quarta (20).
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: