TSE manda Eduardo Bolsonaro apagar posts 'fake' sobre Lula e motoristas de aplicativo por Redação

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Maria Cláudia Bucchianeri, determinou que Eduardo Bolsonaro (PL/RJ), filho do presidente da República, apague publicações que fez em relação ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em suas redes sociais, o deputado havia afirmado que o candidato pretende sucatear a categoria de motoristas de aplicativo, o que, segundo a ministra, “nunca aconteceu”.
Em sua conta no Twitter, Eduardo Bolsonaro alegou que Lula iria “acabar com os empregos dos motoboys” ou então acabar com a categoria dos motoristas por aplicativo. A ministra Bucchianeri afirmou que o ex-presidente “jamais” deu qualquer declaração neste sentido, no caso de encerramento da categoria, apenas falou sobre garantir mais direitos trabalhistas no setor.
“O caso, portanto, é de grave descontextualização discursiva que subverteu e desvirtuou por completo o conteúdo da mensagem divulgada, com aptidão para induzir os eleitores e as eleitoras a erro, em especial os que são vinculados a esse setor, a respeito do real pensamento de determinado candidato sobre assunto de relevante interesse público”, disse a ministra em despacho assinado na noite de domingo (28).
Segundo Bucchianeri, a descontextualização de falas de Lula “descambou” na criação de um conteúdo que jamais foi dito pelo candidato, autorizando a intervenção da Justiça Eleitoral, a fim de assegurar a segurança do ambiente informativo, em “cujo contexto o cidadão eleitor deve formar sua escolha''.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: